Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012
Intervenção de Seminário

No contexto em que me encontro inserida juntamente com a minha colega de estágio – Cátia Lopes – tive a oportunidade de desenvolver algumas atividades associadas à temática na qual estou a trabalhar no âmbito da unidade curricular de Seminário de Intervenção Educacional. Assim, as referidas atividades estão relacionadas com as letras, mais especificamente com o alfabeto. Importa salientar que não tenciono, de forma alguma, introduzir formalmente a aprendizagem das letras e consequentemente do alfabeto, mas antes proporcionar o contacto com as letras de uma forma divertida, ajudando as crianças a conhecer e reconhecer as letras do alfabeto português bem como a relação letra-som.

De uma forma global, a minha intervenção consiste na realização de algumas atividades voltadas para o reconhecimento do nome das letras e a importância da aprendizagem do alfabeto desde a idade pré-escolar. Procedi também a realização de testes no início e realizá-lo-ei igualmente no final dessa mesma intervenção, com o objetivo de avaliar que letras é que as crianças reconhecem e sabem o seu nome. Um dos testes consiste em pedir às crianças que produzam escritas inventadas e, por outro lado, o outro teste consiste em apresentar cartões com letras do alfabeto português, (excluindo o k, o w e o y) em letra maiúsculas e minúsculas imprensa.

Entre os testes iniciais e os teste finais tenho desenvolvido algumas atividades relacionadas com as letras, tentando evitar um trabalho exaustivo e chato para as crianças. No final irei realizar uma vez mais os testes e, posteriormente, comparar os resultados e proceder à análise dos dados recolhidos até ao momento.

Até agora, apesar de, nesta fase, andarmos todos (nós e as crianças) já um pouco cansados e a precisar de férias, penso que a intervenção tem corrido bem e que as crianças têm aderido e participado alegremente nas atividades propostas.

E convosco? Como têm corrido as intervenções?

Beijinhos

Ana Cláudia

 


tags: , , , ,

publicado por silva-santos às 17:35

De dominique-carocho a 11 de Dezembro de 2012 às 10:41
Olá.
É verdade que as crianças começam a contactar com a escrita desde muito cedo e já vimos em vários seminários que isso é algo fundamental na aprendizagem da leitura e da escrita que farão no 1º ciclo.
A criança deve contactar desde muito cedo com o alfabeto, com histórias, cartazes, notícias, etc. produções escritas que lhe permitam chegar ao 1º ciclo com conhecimentos , para assim os reconstruir.
Sem dúvida que para nós leitoras é importante perceber quais as atividades que fizeste e para isso tens que as descrever, mas não consideram importante refletir sobre a prática, ponderar o que correu bem ou mal, onde poderíamos ter modificado?
A reflexão permite-nos tomar consciência das falhas para assim as modificar e muitas vezes é destes momentos menos positivos que retiramos grandes aprendizagens. Penso que quando tiveres oportunidade deves dar a conhecer aqui no blog para todas a relfexão que fazes deste percurso.
beijinho,
Dominique


De silva-santos a 11 de Dezembro de 2012 às 19:23
Sim, é verdade Dominique .
Mas como ainda não terminei a minha intervenção para SIE A2 e provavelmente só perto do natal o terei feito, antes não vos posso apresentar grandes resultados.


Posso, no entanto, referir um aspeto que já alterou bastante a duração das sessões, refiro-me à elaboração do livro do alfabeto, pois embora tivesse planificado de forma a que as crianças fizessem 4 a 6 letras por sessão, verifiquei que estão a fazer apenas 2 a 3, no máximo. Principalmente por esse motivo, a minha intervenção vai ser ainda mais demorada do que eu esperava.



Mas sim, assim que concluir as atividades de seminário e fizer a respetiva reflexão, partilharei convosco aqui.


Beijinhos


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários