No contexto em que me encontro inserida juntamente com a minha colega de estágio – Cátia Lopes – tive a oportunidade de desenvolver algumas atividades associadas à temática na qual estou a trabalhar no âmbito da unidade curricular de Seminário de Intervenção Educacional. Assim, as referidas atividades estão relacionadas com as letras, mais especificamente com o alfabeto. Importa salientar que não tenciono, de forma alguma, introduzir formalmente a aprendizagem das letras e consequentemente do alfabeto, mas antes proporcionar o contacto com as letras de uma forma divertida, ajudando as crianças a conhecer e reconhecer as letras do alfabeto português bem como a relação letra-som.
De uma forma global, a minha intervenção consiste na realização de algumas atividades voltadas para o reconhecimento do nome das letras e a importância da aprendizagem do alfabeto desde a idade pré-escolar. Procedi também a realização de testes no início e realizá-lo-ei igualmente no final dessa mesma intervenção, com o objetivo de avaliar que letras é que as crianças reconhecem e sabem o seu nome. Um dos testes consiste em pedir às crianças que produzam escritas inventadas e, por outro lado, o outro teste consiste em apresentar cartões com letras do alfabeto português, (excluindo o k, o w e o y) em letra maiúsculas e minúsculas imprensa.
Entre os testes iniciais e os teste finais tenho desenvolvido algumas atividades relacionadas com as letras, tentando evitar um trabalho exaustivo e chato para as crianças. No final irei realizar uma vez mais os testes e, posteriormente, comparar os resultados e proceder à análise dos dados recolhidos até ao momento.
Até agora, apesar de, nesta fase, andarmos todos (nós e as crianças) já um pouco cansados e a precisar de férias, penso que a intervenção tem corrido bem e que as crianças têm aderido e participado alegremente nas atividades propostas.
E convosco? Como têm corrido as intervenções?
Beijinhos
Ana Cláudia