Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sábado, 8 de Dezembro de 2012
Trabalho colaborativo em redes/comunidades online e a sua influência na aprendizagem dos alunos

 Com este trabalho pretendemos conhece refletir sobre o trabalho colaborativo em redes/comunidades online e a sua influência na aprendizagem dos alunos.

O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação trazem constantemente novas possibilidades de interações sociais online, o que possibilita o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online.

O trabalho colaborativo é uma estratégia muito utilizada em contexto online porque permite, através da interação e da partilha de conhecimento entre os estudantes, criar uma situação de aprendizagem mais rica e diversificada. Segundo Morgado (2001) “a aprendizagem colaborativa é um tipo de aprendizagem que resulta do facto dos indivíduos trabalharem em conjunto, com objetivos e valores comuns, colocando as competências individuais ao “serviço” do grupo ou da comunidade de aprendizagem e não significa “aprender em grupo”, mas a possibilidade de o indivíduo beneficiar do apoio e da retroação de outros indivíduos durante o seu percurso de aprendizagem”.

Esse tipo de trabalho pode ser desenvolvido por todo o grupo, utilizando um fórum de discussão, ou, em alguns momentos, por pequenos grupos, sendo normalmente designado de “trabalho de equipa”.

Aspetos específicos a ter em conta: 

·         Assegurar uma comunicação frequente e eficiente entre os membros da equipa; 

·         Adotar uma atitude colaborativa e construtiva; 

·         Ir organizando e atualizando o que se vai produzindo; 

·         Contribuir de forma efetiva e empenhada no esforço do grupo; 

·         Ter capacidade de argumentar, considerar outros pontos de vista, negociar e chegar a consensos; 

·         Avaliar o trabalho desenvolvido.

Relativamente à aprendizagem dos alunos, a comunicação e a interação nas comunidades de aprendizagem online é diferente e exige a aprendizagem de diversos aspetos:

·         O uso do tempo de modo planeado e flexível;

·         A relação com o professor e com os outros estudantes sem os encontrar presencialmente;

·         Trabalhar e organizar-se com os colegas, virtualmente, de modo assíncrono;

·         Participar em fóruns de discussão: ler as mensagens, formular as respostas adequadas, comunicar ideias e perspetivas, saber discutir as ideias dos outros e apoiar, construir, questionar, analisar, colocar-se no ponto de vista do outro, entre outras;

·         Comunicar, interagir, participar através de mensagens escritas.

                                                                        

Pretendendo estabelecer a relação entre a aprendizagem dos alunos e o conceito de trabalho colaborativo online, verificamos/constatamos que o percurso académico de qualquer estudante está naturalmente muito marcado pela interação e comunicação presencial. Esta nova forma de aprendizagem  (a utilização do espaço virtual) reformula o modelo tradicional de transmissão e partilha do conhecimento.

 Cada participante contribui ativamente e é responsável pela sua própria aprendizagem. A dimensão participativa na rede surge como uma forma de potenciar capacidades colaborativas.

 

 

Webgrafia:

ü  http://medeia.org/geo_trab_colab

ü  Morgado (2001), Revista Discursos: Perspectivas em Educação, pp125-138.

ü  http://www.apm.pt/files/_CO_Ribeiro_Martins_4a4dced87f339.pdf

ü  http://linguagensedialogos.com.br/2011.2/textos/05-art-nadja.pdf

ü  http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/22887/000678749.pdf?sequence=1

 

 

Ana e Patricia


tags: , ,

publicado por anapepolim às 14:38

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post