Olá a todas!
Ainda não tínhamos feito aqui uma breve descrição do contexto em que estamos inseridas, portanto, cá vos deixamos um pouquinho do nosso Centro de Infância Arte e Qualidade [CIAQ] que se situa na Freguesia da Glória, Concelho de Aveiro e encontra-se localizado no Campus Universitário de Aveiro. O facto de o CIAQ se encontrar inserido no contexto da Universidade e de se encontrar próximo de todos estes recursos, faz com que as crianças que o frequentam tenham a possibilidade de se sentirem parte integrante dessa comunidade. Reportando-nos às crianças da nossa sala importa referir que a Educadora Eunice sempre primou por potenciar nas crianças atitudes de descoberta e, nesse sentido, valoriza bastante saídas de campo que levem as crianças a conhecer os elementos caraterísticos da sua cidade, bem como as suas funções e funcionalidade e pensamos que esta proximidade com estes recursos vem facilitar essa tarefa.
O Centro de Infância Arte e Qualidade, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), dividida em dois pólos, nomeadamente o CIAQ1 e o CIAQ2. Trata-se de uma instituição que engloba diversas valências, como, a creche, o jardim-de-infância e o ATL.
No que respeita aos espaços destinados ao Jardim-de-infância no CIAQ1 onde nos encontramos, existe à disposição um refeitório, duas salas de atividades, três instalações sanitárias, um salão polivalente, uma oficina de expressão plástica, um recreio e duas salas de arrumação.
Relativamente à sala na qual nos encontramos inseridas, a sala heterogénea 5, a cargo da Educadora Eunice Bastos, encontra-se organizada em 6 espaços onde as crianças podem encontrar diversos materiais para exploração livre. Os espaços são: a casinha, a manta, os jogos, a biblioteca, o computador e as mesas.
O grupo com o qual temos tido o prazer de interagir é composto por 22 crianças, 9 meninas e 13 meninos, com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. Na generalidade, o grupo apresenta níveis de bem-estar emocional e de implicação elevados, pelo que é notável e de salientar o esforço e dedicação por parte dos adultos da sala. É importante referir também que se trata de um grupo de crianças alegres, ativas, participativas, simpáticas, autónomas, curiosas e educadas, sempre dispostas a aprender mais e a descobrir novas atividades.
Quanto à rotina diária, esta apresenta-se como uma prática educacional presente em todos ou quase todos os Jardim-de-infância e constitui atualmente a base das atividades que são desenvolvidas nesses espaços. As nossas crianças exploram a sala livremente até às 9h40, sensivelmente. Consideramos que o brincar livre é essencial para que a criança possa explorar a sala e experimentar por ela mesma o pensar, o falar e o agir, pois é através deste brincar livre que podemos observar a manifestação da aprendizagem da criança e perceber os interesses reais das crianças e assim planear e avaliar com mais eficiência as atividades por si dirigidas.
Posteriormente ao brincar livre, as crianças reúnem-se na manta para comer o pão, enquanto decorre em simultâneo o diálogo sobre os temas que surgem entre as crianças. O momento na manta é, normalmente, acompanhado do conto de uma história. Este momento é seguido de uma atividade orientada nas mesas e uma vez terminada a atividade, as crianças voltam ao brincar livre e espontâneo. Por volta das 11h45 as crianças reúnem-se de novo na manta de forma a regressar à tranquilidade e, entretanto, preparam-se para irem à casa de banho a fim de realizarem as suas necessidades básicas de higiene e, de seguida, dirigem-se para o refeitório para almoçarem, já por volta das 12h00.
Ao início da tarde, as crianças de 5 anos encontram-se na sala, enquanto as restantes dormem a sesta. Até as crianças mais novas acordarem, por volta das 15h, são realizadas atividades dirigidas com as crianças de 5 anos. Quando todas as crianças estiverem de novo na sala, podem brincar livremente até às 16h, que é a hora do lanche.
Beijinhos e continuação de um bom trabalho para todas!
Ana e Cátia