Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Domingo, 2 de Dezembro de 2012
Reflexão de algo importante

Boa tarde,

ao longo das nossas práticas e perante situações do dia-a-dia, surgem-nos sempre dúvidas e questões que necessitam de ser esclarecidas. Assim, nada melhor do que investigarmos sobre as mesmas sitauções-problema de forma a melhorarmos as nossas práticas.

Com isto, queremos dizer que não devemos desanimar só porque algo correu mal. De facto, para além das atividades que correm bem e que são sinal que as planificámos de forma sustentada, a tomada de consciência de que algo correu mal e que devíamos de ter feito de outra maneira já é um sinal de aprendizagem e só nos devemos valorizar por isso. Não percamos o ânimo!

Assim, queremos partilhar com todos vós alguns aspetos que têm feito parte das nossas reflexões e que, mais tarde, tencionamos fundamentar teoricamente. Faremos assim referência a um aspeto em cada post, de forma a centrarmos a nossa atenção num só aspeto, para que não haja tanta dispersão de ideias.

Desta forma, um deles é o facto de, muitas vezes, quando queremos implicar todo o grupo de crianças a nossa ação acaba por não atingir o mesmo objetivo que planeámos, ou seja, não conseguimos que a nossa mensagem chegue a todas as crianças. Já tentámos, diversas vezes, realizar as atividades em pequenos grupos,no entanto, consideramos que nos devíamos preparar para uma realidade, quando estivermos no ativo, não teremos os recursos humanos que agora nos são disponibilizados, Para além disso, mesmo com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos, há uma grande heterogeneidade entre os níveis de desenvolvimento das mesmas.

Se, por um lado, temos crianças que são bastante perspicazes e conseguem, facilmente, atingir o que queremos, por outro, existem crianças que nem sequer se apercebem do que se está a passar.

É claro que estamos em constante formação e que, ao longo dos tempos, nos vamos apercebendo que não somos super-heroínas. Contudo, é importante atendermos à individualidade de cada criança, embora seja uma tarefa um tanto ou quanto complicada e que exige de nós super-poderes!

Também se têm deparado com isto? Como têm feito?

 

Bom trabalho!

Cláudia e Sara


tags:

publicado por claudia-rosa às 17:24

De sara-alves a 3 de Dezembro de 2012 às 19:45
Olá meninas!
Não se sintam, de todo, sozinhas neste tipo de aspetos, pois não são as únicas a quem acontece este tipo de situações. Por vezes são situações que nos chegam mesmo a deixar frustradas, mas temos que saber erguer a cabeça e tentar para a próxima fazer o melhor que podemos.
O que tanto eu como a Joana fazemos é idêntico ao que a Cláudia referiu. Vamos dividindo a turma em grupos, de forma a todos estarem implicados em alguma atividade, mas tentamos sempre fazemo-lo de forma rotativa tendo como objetivo que todas as crianças experienciem as diferentes atividades propostas. Por vezes optamos mesmo por propor atividades diferenciadas para os vários grupos. Ambas as estratégias têm resultado muito bem, pois permite-nos dar mais atenção a cada criança porque o grupo é mais pequeno, a atividade corre de forma mais serena e mais propícia à aprendizagem mas também as crianças conseguem realizar outro tipo de exploração nas várias atividades.
Claro que não podemos esquecer, e como vocês disseram muito bem, que estamos numa situação excecional onde estão presentes vários adultos dentro de uma sala, coisa que não acontecerá no nosso futuro profissional, mas, enquanto nos podemos dar a esse luxo, vamos podendo adquirir alguma experiência, práticas e estratégias diversificadas e aproveitar a oportunidade de as colocar à prova.

Continuação de bom trabalho meninas e espero que o meu comentário tenha ajudado em algo. :)

Beijinhos
Sara


De Cláudia Rosa a 3 de Dezembro de 2012 às 22:40
Boa noite meninas!

Desde já agradecemos os vossos comentários encorajadores.
Sem dúvida que estamos em processo de formação e todas as nossas ações são experimentais e enriquecedoras. Parece que todos os dias trazemos a bagagem mais cheia para casa!

Agradecemos também a vossa partilha, pois, o facto de sabermos que a nossa preocupação é partilhada por outras pessoas, não nos faz sentir tão sozinhas!

De facto, a divisão das crianças em pequenos grupos propicia momentos de maior implicação, o que verificámos ainda hoje durante a nossa última sessão de implementação do projeto.

Continuação de bom trabalho!

Beijinhos,
Cláudia e Sara


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários