Neste post queremos dar-vos a conhecer o trabalho que temos vindo a realizar no âmbito do projeto de seminário.
A nossa temática está inserida na convenção dos direitos das crianças, incidindo concretamente na participação infantil. No início foi um pouco difícil para nós saber o que realizar dentro desta temática, primeiramente porque teríamos de desenvolver o projeto no âmbito do pré-escolar, e em segundo lugar porque nos deparamos com um contexto onde as crianças tinham voz ativa em tudo o que acontecia na sala. No início pensamos que iria ser difícil criar um projeto interessante e motivador uma vez que as crianças já tinham um nível de participação, para nós, fora do vulgar. Com o decorrer do período de observação deparámos-mos com um problema que se repetia constantemente na sala, que eram os conflitos entre as crianças. Começamos a perceber que ainda existiam alguns valores, necessários ao bom funcionamento de um grupo, que ainda não estavam devidamente presentes, como por exemplo, a importância de partilhar, de ser generoso, de ser afetuoso, e de não levar brinquedos que não lhes pertencem para casa.
Perante esta problemática optamos por nos dividir em dois projetos, um projeto que se centra em sessões de filosofia para crianças, desenvolvido pela Liliana, onde através de pequenas histórias são abordados e trabalhos os valores que achámos ser necessários ao bom funcionamento do grupo. Estas sessões são realizadas em pequenos grupos, onde apos ouvirem a história as crianças são questionadas sobre o que ouviram e onde têm de realizar algumas tarefas, em que se tentam colocar no lugar das personagens.
Relativamente ao meu projeto, este centra-se essencialmente no jogo. Decidi pegar nos valores que são trabalhados nas sessões de filosofia e traspô-los para um jogo, onde as crianças perante determinadas situações têm de por em pratica aquilo que aprenderam anteriormente.
O projeto tem corrido muito bem, as crianças participam de uma forma ativa e entusiasmada em todas as fases, estando sempre na expetativa do que virá a seguir.
De uma forma divertida e dinâmica acabamos por dar dicas às crianças de como resolverem os seus conflitos.
Bom trabalho para todas e não se esqueçam é a brincar que as crianças mais aprendem!
Cláudia e Liliana