Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012
Participação Infantil - Projeto de Seminário

Neste post queremos dar-vos a conhecer o trabalho que temos vindo a realizar no âmbito do projeto de seminário.

A nossa temática está inserida na convenção dos direitos das crianças, incidindo concretamente na participação infantil. No início foi um pouco difícil para nós saber o que realizar dentro desta temática, primeiramente porque teríamos de desenvolver o projeto no âmbito do pré-escolar, e em segundo lugar porque nos deparamos com um contexto onde as crianças tinham voz ativa em tudo o que acontecia na sala. No início pensamos que iria ser difícil criar um projeto interessante e motivador uma vez que as crianças já tinham um nível de participação, para nós, fora do vulgar. Com o decorrer do período de observação deparámos-mos com um problema que se repetia constantemente na sala, que eram os conflitos entre as crianças. Começamos a perceber que ainda existiam alguns valores, necessários ao bom funcionamento de um grupo, que ainda não estavam devidamente presentes, como por exemplo, a importância de partilhar, de ser generoso, de ser afetuoso, e de não levar brinquedos que não lhes pertencem para casa.

Perante esta problemática optamos por nos dividir em dois projetos, um projeto que se centra em sessões de filosofia para crianças, desenvolvido pela Liliana, onde através de pequenas histórias são abordados e trabalhos os valores que achámos ser necessários ao bom funcionamento do grupo. Estas sessões são realizadas em pequenos grupos, onde apos ouvirem a história as crianças são questionadas sobre o que ouviram e onde têm de realizar algumas tarefas, em que se tentam colocar no lugar das personagens.

Relativamente ao meu projeto, este centra-se essencialmente no jogo. Decidi pegar nos valores que são trabalhados nas sessões de filosofia e traspô-los para um jogo, onde as crianças perante determinadas situações têm de por em pratica aquilo que aprenderam anteriormente.

O projeto tem corrido muito bem, as crianças participam de uma forma ativa e entusiasmada em todas as fases, estando sempre na expetativa do que virá a seguir.

De uma forma divertida e dinâmica acabamos por dar dicas às crianças de como resolverem os seus conflitos.  

Bom trabalho para todas e não se esqueçam é a brincar que as crianças mais aprendem!

 

Cláudia e Liliana


tags: ,

publicado por claudiarmarques às 21:33

De dominique-carocho a 1 de Dezembro de 2012 às 13:24
Meninas, fico mesmo muito feliz por terem conseguido tornar viável o vosso tema de seminário. Bem sei aquilo que vocês passaram por não conseguirem perceber como iriam colocar em prática as questões da participação infantil. Espero sinceramente que esteja a correr bem e que consigam ter feito ou fazer atividades que sejam do agrado das crianças, mas também sobretudo do vosso agrado. Posso indicar-vos uma tese de mestrado que fala da vossa temática em particular e da Cidade Amiga das Crianças, já ouviram falar? Vou procurar essa tese e depois forneço-vos. Na semana passada houve um seminário de dois dias na U.A sobre os direitos das crianças e em particular do vosso direito. Por acaso conseguiram ir?
Queria apenas alertar-vos criticamente para os erros ortográficos. Apesar de ter consciência que pode estar relacionado com algum tipo de desformatação que a mensagem possa ter sofrido quando colocada aqui no blog.

Um beijinhoo grande
Dominique*


De claudiarmarques a 2 de Dezembro de 2012 às 20:49
Olá Dominique!
De facto no inicio não foi fácil arranjar actividades para trabalhar esta temática, mas conseguimos! Nós estamos muito satisfeitas com o trabalho que temos vindo a realizar, e penso que as crianças também estão. Todas as semanas encontram-se ansiosas para saber o que vamos fazer.
Relativamente à tese que referis-te, já ouvi falar, mas ainda não a tenho, mas de facto parece-me interessante.
Espero que o vosso trabalho também esteja a correr bem!
Beijinhos

Cláudia


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários