Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012
Viva!
Como prometido aqui fica a síntese da análise global da interacção efetuada na aula de dia 20.
Partindo das categorias de análise que foram partilhadas anteriormente (na sessão em que partilhei a análise da interação das colegas do ano anterior – ver aqui), vimos que:
1. ao nível cognitivo a interação está muito ao nível da clarificação elementar, nomeadamente dado os posts serem sobretudo de carácter informativo/descritivo (tanto os relacionados com os temas que os grupos estão a trabalhar como os da descrição dos contextos). Tal não implica que não haja posts que incluam outros níveis cognitivos como a inferência, de que são exemplos os excertos seguintes:
“(…) vimos que o conceito de comunidade foi-se desenvolvendo nos últimos 10 a 15 anos, como consequência do reconhecimento das necessidades de inovação educativa e da tomada de consciência das limitações da educação formal e escolar perante os desafios da sociedade atual”
“A planificação diária resulta do diálogo entre as crianças e o educador, o que revela a importância dada ao trabalho colaborativo (criança-educador)”
2. ao nível metacognitivo, que implica a tomada de consciência dos processos de construção de conhecimento, bem como do que se aprendeu e das dificuldades a ultrapassar e é, portanto, mais complexo também pode ser mais explorado. Realço, no entanto, que já existem excertos que ilustram, como o seguinte que revela uma tomada de consciência da relevância do trabalho colaborativo (porque implica interação) para a aprendizagem.
“O importante na aprendizagem é, no fundo, a construção do conceito pelos próprios indivíduos, em que estes mobilizam redes conceptuais para a construção do novo conceito, e em interação com o outro, actuam na sua Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). (…) Assim podemos compreender a importância do trabalho colaborativo, que envolve a troca de ideias de forma continuada e um feedback constante perante as situações apresentadas”
3. Ao nível do feedback (patente nos comentários mas também em alguns post), o panorama é bastante mais animador, dado que, para além do apoio/encorajamento, termos pedidos de esclarecimento e sugestões/recomendações.
Estou ainda a trabalhar na
análise mais detalhada por grupo (fiz a análise para cada mensagem-post e conjunto de comentários). Para a fazer organizei o esquema de análise com as categorias e exemplos que resolvi partilhar
aqui. Espero que dê para perceber. Qualquer dúvida, já sabem, digam! Não há limite ao nº de comentários :-)))
Bom trabalho para todas.
MJL
publicado por
mjoao às 19:05

