Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012
Síntese sessão de dia 20/11

Viva!

Como prometido aqui fica a síntese da análise global da interacção efetuada na aula de dia 20.
Partindo das categorias de análise que foram partilhadas anteriormente (na sessão em que partilhei a análise da interação das colegas do ano anterior – ver aqui), vimos que:
 
1. ao nível cognitivo a interação está muito ao nível da clarificação elementar, nomeadamente dado os posts serem sobretudo de carácter informativo/descritivo (tanto os relacionados com os temas que os grupos estão a trabalhar como os da descrição dos contextos). Tal não implica que não haja posts que incluam outros níveis cognitivos como a inferência, de que são exemplos os excertos seguintes:
“(…) vimos que o conceito de comunidade foi-se desenvolvendo nos últimos 10 a 15 anos, como consequência do reconhecimento das necessidades de inovação educativa e da tomada de consciência das limitações da educação formal e escolar perante os desafios da sociedade atual”
“A planificação diária resulta do diálogo entre as crianças e o educador, o que revela a importância dada ao trabalho colaborativo (criança-educador)”
2. ao nível metacognitivo, que implica a tomada de consciência dos processos de construção de conhecimento, bem como do que se aprendeu e das dificuldades a ultrapassar e é, portanto, mais complexo também pode ser mais explorado. Realço, no entanto, que já existem excertos que ilustram, como o seguinte que revela uma tomada de consciência da relevância do trabalho colaborativo (porque implica interação) para a aprendizagem.
“O importante na aprendizagem é, no fundo, a construção do conceito pelos próprios indivíduos, em que estes mobilizam redes conceptuais para a construção do novo conceito, e em interação com o outro, actuam na sua Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). (…) Assim podemos compreender a importância do trabalho colaborativo, que envolve a troca de ideias de forma continuada e um feedback constante perante as situações apresentadas”
3. Ao nível do feedback (patente nos comentários mas também em alguns post), o panorama é bastante mais animador, dado que, para além do apoio/encorajamento, termos pedidos de esclarecimento e sugestões/recomendações.
 
Estou ainda a trabalhar na análise mais detalhada por grupo (fiz a análise para cada mensagem-post e conjunto de comentários). Para a fazer organizei o esquema de análise com as categorias e exemplos que resolvi partilhar aqui. Espero que dê para perceber. Qualquer dúvida, já sabem, digam! Não há limite ao nº de comentários :-)))
 
Bom trabalho para todas.
MJL 
 

tags: , , ,

publicado por mjoao às 19:05

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários