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Quinta-feira, 29 de Novembro de 2012
Projeto de investigação-ação no âmbito de SIE A2

 Olá!

 

Neste post pretendo, num primeiro ponto, clarificar qual o eixo estruturador do meu projeto de investigação-ação, explicitando, posteriormente como surgiu a temática específica. Num segundo ponto, esclarecerei que atividades já foram desenvolvidas aquando da implementação do referido projeto, bem como em que fase do mesmo me encontro.

O eixo estruturador do meu projeto de investigação-ação prende-se com a Organização do Processo de Ensino e de Aprendizagem e a Educação em Ciências nos primeiros anos. É de salientar que o foco do meu projeto diz respeito a questões ambientais pelo facto de a turma estar inserida num projeto denominado de eco-escolas. Assim, como temática mais específica, apesar de esta já ter sofrido tremendas alterações atendendo ao facto de a minha colega de díade ter desistido, encontro-me debruçada sobre as temáticas Camada de Ozono e Efeito de Estufa. Um dos objetivos é alertar as crianças para a situação atual em que vivemos, considerando que a Humanidade se encontra a explorar excessivamente os recursos do planeta, e mais rapidamente do que a capacidade que este tem para os regenerar. Desta forma, é esperado que os alunos reconheçam que as nossas ações diárias têm consequências, principalmente, ao nível da intensificação do fenómeno do efeito de estufa e que cada um pode decidir conscientemente o que fazer e que marca deixar no planeta.

Para um melhor entenderem as estratégias que referirei mais à frente, importa clarificar que o meu projeto se orienta segundo linhas socio-construtivistas do ensino das ciências. Segundo Martins e outros (2007), a teoria do construtivismo “releva a importância da implicação mental do indivíduo como agente da suas aprendizagens, pelo que a aprendizagem escolar será vista como um processo de (re)construção desse conhecimento e o ensino como a acção facilitadora desse processo” (p. 24). Sendo que aquilo que os alunos já sabem constitui um fator contraproducente que afeta a sua aprendizagem futura, pois os conhecimentos que estes trazem consigo para a aprendizagem escolar interagem com os conhecimentos científicos que são ensinados na escola.

O trabalho de projeto foi a estratégia que selecionei para a implementação do projeto. Inicialmente, no dia 7 de novembro, realizei uma sessão com vista a recolher as ideias prévias dos alunos no que concerne às temáticas supramencionadas. Considerando que os alunos não detinham quaisquer conceções alternativas face às temáticas, levei a cabo uma sessão posterior, com o objetivo de introduzir os temas de uma forma mais geral. Explicitando a ideia, “apresentei” a atmosfera terrestre aos alunos, clarificando o que é e qual a sua função.

Noutra sessão, distribuí os guiões de pesquisa, previamente elaborados por mim, pelos pares de alunos e, em grande grupo, estivemos a analisá-los, bem como às grelhas de auto e heteroavaliação. Em cada um dos guiões encontravam-se questões orientadoras da pesquisa, de acordo com um dos temas, e alguns sites, previamente selecionados por mim, para a recolha da informação. Nesta sessão ainda foi acordado com os alunos o modo e a data de apresentação dos trabalhos. Nas sessões posteriores, os alunos trabalharam em grupo, de acordo com as orientações que tinham. O meu papel nestas sessões revelou-se, essencialmente, apoiar os alunos no seu processo de recolha e análise da informação.

Na passada terça-feira, dia 27, a realizei uma sessão destinada à organização das apresentações dos trabalhos, uma vez que os pares que trabalharam acerca do efeito de estufa e os pares que trabalharam acerca da camada de ozono tiveram de se coordenar entre si, formando dois grandes grupos, para apresentar o trabalho. Dentro desses dois grandes grupos os objetivos eram distintos e tinham uma ordem lógica, pelo que se revelou mais coerente proceder à apresentação desta forma. Na quarta-feira, os alunos apresentaram os seus trabalhos e na próxima semana procederei à sistematização dos conteúdos e à avaliação das aprendizagens dos alunos. A sistematização assentará, sobretudo, no que diz respeito à Pegada Ecológica e nas medidas e comportamentos que podemos adotar no nosso quotidiano para habitarmos o planeta de forma mais sustentável.

 

Bom trabalho para todas!

 

Tânia

 

 

Referências

Martins, I.; Veiga, M. L.; Teixeira, F.; Tenreiro-Veira, C.; Vieira R. M., Rodrigues, A. V.; Couceiro, F. (2007). Quadros de Referência e Metodologias a privilegiar em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico. In Educação em Ciências e Ensino Experimental. Formação de Professores. Martins et al. (2ª edição). Cap. 3, pp. 23-53. Ministério da Educação. Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.


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publicado por t-soraia às 22:54

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De inessilva a 5 de Dezembro de 2012 às 20:00
Olá Tânia,

A escolha do eixo estruturador do teu projeto de investigação - ação "Organização do Processo de Ensino e de Aprendizagem e a Educação em Ciências nos primeiros anos" foi muito bem conseguida, na medida em que teve em conta os projetos de turma eco-escolas ). Quanto mais próximas forem as nossas opções da realidade vivenciada pelos alunos, mais significativas e prazerosas serão as suas aprendizagens.
Possivelmente já mencionas-te o ano de escolaridade das crianças com quem estás a desenvolver a tua prática pedagógica, no entanto, para termos uma visão mais clara e percebermos as tuas opções, seria interessante se pudesses esclarecer alguns pormenores como:
- Qual o ano de escolaridade com o qual estás a realizar a PPSA2.
- Quantas crianças escolhes-te para a amostra.
- O que te levou a escolher essas crianças e não outras (ex: idade, sexo, diferentes níveis de desenvolvimento, etc )

Obrigada e bom trabalho!!
Beijinhos
Inês Silva e Ana Gomes



De t-soraia a 13 de Dezembro de 2012 às 18:11
Olá Ana e Inês!

Concordo quando afirmam que quanto mais próxima dos alunos for a problemática de intervenção, mais sentido terão as aprendizagens a alcançar pelos mesmos e mais prazerosa será a experiência construção do conhecimento.
Como realmente já referi numa publicação anterior, o ano de escolaridade no qual estou a desenvolver a minha prática pedagógica é no 3º ano. Relativamente ao número de crianças selecionadas para a amostra, optei por escolher todo os alunos da turma, que são dezanove, uma vez que, a meu ver, não faria sentido selecionar apenas uns e não outros.
Os alunos têm idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, considerando que uma aluna ficou retida.

Espero ter respondido às vossas questões!

Bom trabalho!

Tânia


De Inês Silva e Ana Gomes a 14 de Dezembro de 2012 às 20:10
Olá Tânia,

Obrigada pelo post, foi elucidativo! É interessante o facto de existirem crianças de idades tão dispares na mesma sala.

Beijinhos e bom trabalho!
Inês Silva e Ana Gomes


De t-soraia a 16 de Dezembro de 2012 às 12:53
Considerando que, à exceção da aluna que ficou retida, todos os meninos completam os 8 anos até ao final do ano civil, as idades não são assim tão dispares, meninas!

Bom trabalho,

Tânia


De cristiana-amorim a 29 de Dezembro de 2012 às 13:41
Olá Tânia!

Desde já parabéns pela ousadia da temática escolhida.
Nós conhecemos o contexto em que desenvolveste o referido projeto e, na generalidade, este é um grupo bastante bom. No entanto, esta temática não é de conhecimento de muitas crianças e, por isso, deve ser difícil de abordar nestas idades.
Todos sabemos que o essencial é desenvolver aprendizagens cada vez mais significativas nas crianças, partindo do quotidiano das mesmas. Esperamos que através das atividades que foste desenvolvendo com o grupo de crianças, estas tenham realizado as aprendizagens esperadas e tenhas conseguido atingir os objetivos a que te propuseste.

Bom trabalho =)

Sónia e Cristiana


De t-soraia a 1 de Fevereiro de 2013 às 13:30
Olá Sónia e Cristiana!

Concordo perfeitamente quando dizem que são temáticas que não são do conhecimento de muitas crianças. Na generalidade, aquando da sessão de recolha de ideias prévias, as crianças demonstraram isso mesmo, uma vez que não detinham quaisquer conceções alternativas face às temáticas em questão. Posto isto, se por um lado fiquei ainda mais receosa no que respeita a abordar a temática, por outro também fiquei expectante face às aprendizagens que as crianças desenvolveriam sendo um tema para elas desconhecido.
Não se revelou muito fácil para mim abordar os temas com os alunos, pois são temas muito complexos, mas também o essencial foi trabalhar algumas questões relacionadas com o trabalho de projeto e algumas competências de pesquisa. Claro que para isso foi necessário construir com os alunos alguns requisitos, diga-se assim, necessários para a compreensão inicial dos temas, mas isto não foi um entrave às atividades que já tinha pensado desenvolver, pois o interesse e a curiosidade das crianças motivou-os a quererem saber mais!
Com as atividades realizadas, de facto, consegui atingir os objetivos a que me tinha proposto. Principalmente, consciencializar os alunos para o facto de que os nossos comportamentos e as ações que adotamos têm consequências no mundo em que vivemos.
No entanto, nem todas as crianças mostraram evidências de terem desenvolvido algumas aprendizagens. Mas só pelo facto de a maioria da turma ter mostrado evidências de ter alterado alguns dos seus comportamentos e a sua forma de pensar, já me sinto realizada! (:

Beijinhos e bom trabalho!

Tânia


De claudia-rosa a 31 de Janeiro de 2013 às 11:24
Olá Tani :)

Agora que já concluímos os nossos projetos de intervenção, gostaríamos de te questionar sobre os resultados obtidos.

Sem dúvida que foi é uma temática atual e emergente, daí que também te atribuamos valor pelo trabalho realizado.

No entanto, gostaríamos de conhecer um pouco do teu balanço final acerca do trabalho desenvolvido.

Continuação de um bom trabalho,
Cláudia e Sara


De t-soraia a 1 de Fevereiro de 2013 às 13:46
Olá Lau e Sara!

Começando por vos dizer o que também disse à Sónia e à Cristiana, após uma primeira análise dos dados recolhidos não encontrei evidências de que todos os alunos tivessem desenvolvido aprendizagens. Todavia, uma vez que a maioria da turma revelou evidências de terem alterado alguns dos seus comportamentos e a sua forma de pensar no que respeita, principalmente, às questões relacionadas com a intensificação do efeito de estufa, já me sinto realizada!
No entanto, o essencial foi trabalhar com as crianças algumas questões relacionadas com o trabalho de projeto e algumas competências de pesquisa e, nesse campo, também penso que a proposta de atividade foi bem-sucedida.
De acordo com os dados que já analisei até ao momento (recolhidos através de notas de campo e reflexões presentes no meu diário de investigadora, e também através da vídeogravação de algumas sessões e das entrevistas realizadas aos alunos e à orientadora cooperante), apenas três dos dezanove alunos que constituem a turma não demonstraram evidências de terem desenvolvido aprendizagens. Porém, ainda me falta analisar os registos efetuados pelos alunos após todo processo referente ao trabalho de projeto.
No entanto, considero que as atividades concretizadas com os alunos permitiram-lhes desenvolver aprendizagens ao nível dos conhecimentos, das capacidades e da atitudes e valores, relacionadas com ambas as temáticas trabalhadas, mas também relacionadas com o trabalho de grupo e o trabalho de pesquisa. Acrescentando também o facto de terem ficado mais despertos e alerta para o que ocorre no mundo que os rodeia, tendo ficado conscientes do impacte que as nossas ações poderão ter.
Para além disto, também considero que o desenvolvimento da minha proposta de atividades também me possibilitou desenvolver aprendizagens ao nível profissional, nomeadamente no que diz respeito à adoção de uma postura mais reflexiva face às ocorrências, entre outras.
Assim, penso que posso considerar um balanço muito positivo face às atividades que desenvolvi com os alunos no âmbito deste projeto.

Continuação de um bom trabalho,

Tânia


De claudia-rosa a 1 de Fevereiro de 2013 às 17:22
Olá Tani.

De facto, com tudo o que observaste e agora revelaste, conseguiste atingir os teus objetivos.
Para além de terem enriquecido a sua bagagem com novos conhecimentos acerca da temática, ficaram sensibilizados em termos de atitudes e valores a ter com o mundo que os rodeia.
De certeza que se mostrarão mais interessados em saber um pouco maissobre este assunto, o que aos poucos se reflete numa postura mais consciente e protetora do ambiente.

Parabéns pelo trabalho realizado.

Continuação de um bom trabalho,
Cláudia e Sara


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