Terça-feira, 27 de Novembro de 2012
Olá a todos!
Neste post gostaríamos de partilhar o trabalho que temos vindo a desenvolver no âmbito dos nossos projetos de investigação-intervenção.
Os temas inerentes a ambos os projetos são a Organização e Gestão do Processo de Ensino e de Aprendizagem e a Educação em Ciências.
O processo de organizar e gerir o ensino e a aprendizagem requer um profissional de educação capaz de fazer com que alguém aprenda alguma coisa. Este processo envolve três vertentes fundamentais - planificação, implementação e avaliação – que requerem um profissional de educação que conceba estratégias de ensino de qualidade adequadas à diversidade de crianças e às necessidades do contexto (Despacho n.º 16034 de 22 de Outubro de 2010, Padrões de Desempenho Docente; Santos, 2007; Roldão, 2009).
Relativamente à Educação em Ciências esta emerge do projeto do Agrupamento de Escolas de São Bernardo que integra o contexto educativo no qual estamos inseridas - Jardim de Infância do Griné.
Neste sentido, concebemos estratégias de ensino que visam intervir na Educação em Ciências no Pré-Escolar através do desenvolvimento de uma sequência didática e da exploração de um recurso didático acerca da temática do Ar e Voo, respetivamente. Pretende-se em ambos os projetos averiguar as conceções alternativas das crianças acerca das temáticas supracitadas bem como, as aprendizagens ao nível dos conteúdos, capacidades, atitudes e valores realizadas após a implementação dos mesmos.
Iniciámos as intervenções relativas aos projetos no dia 13 de novembro. Realizámos quatro sessões que permitiram às crianças a exploração das caraterísticas físicas do ar. Posteriormente, iremos realizar três sessões que possibilitem a exploração do voo e de diferentes objetos voadores (aviões de papel e paraquedas).
Bom trabalho!
Sónia e Cristiana
Olá meninas.
Em primeiro lugar queremos dar-vos os parabéns pelo trabalho realizado e pela temática escolhida que, como já foi referido pior algumas colegas, foi bastante inovadora e que exigiu de vocês alguma dose extra de coragem.
No entanto e após a conclusão do projeto, gostaríamos de saber quais os principais resultados obtidos. Isto é, o que acham que acrescentaram à bagagem das crianças? O que aprenderam elas com o contacto com esta temática?
Continuação de um bom trabalho,
Cláudia e Sara
Olá Sara e Cláudia!
Obrigada pelo comentário.
Depois da implementação dos nossos projetos consideramos que as crianças realizaram diversas aprendizagens ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores relativas às temáticas do ar e do voo importantes para mais e melhores aprendizagens no futuro (1.º CEB). Neste momento não podemos especificar quais as aprendizagens em cada uma das dimensões consideradas dado que ainda nos encontramos a realizar a análise de conteúdo dos dados recolhidos e, para além disto, as nossas questões de investigação prendem-se com este aspeto, como tal, ainda temos um longo caminho a percorrer para obter resultados.
O nosso principal objetivo era que as crianças realizassem as aprendizagens esperadas, ultrapassando as conceções alternativas que as mesmas tinham relativamente a determinadas situações/questões no início dos projetos. É claro que não podemos afirmar que todas as crianças realizaram as mesmas aprendizagens da mesma forma. É de realçar que existem mais evidências de aprendizagens nas crianças mais velhas do que nas pequenas. Mas tal facto seria de esperar dado que uma das variáveis a considerar na realização de aprendizagens foi a diferença de idades das crianças.
Esperamos ter respondido às vossas questões.
Bom trabalho =)
Sónia e Cristiana
Comentar: