Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 27 de Novembro de 2012
Projetos de Investigação - Intervenção_SIE

  Olá a todos!

 

Neste post gostaríamos de partilhar o trabalho que temos vindo a desenvolver no âmbito dos nossos projetos de investigação-intervenção. 

Os temas inerentes a ambos os projetos são a Organização e Gestão do Processo de Ensino e de Aprendizagem e a Educação em Ciências. 

O processo de organizar e gerir o ensino e a aprendizagem requer um profissional de educação capaz de fazer com que alguém aprenda alguma coisa. Este processo envolve três vertentes fundamentais - planificação, implementação e avaliação – que requerem um profissional de educação que conceba estratégias de ensino de qualidade adequadas à diversidade de crianças e às necessidades do contexto (Despacho n.º 16034 de 22 de Outubro de 2010, Padrões de Desempenho Docente; Santos, 2007; Roldão, 2009).

Relativamente à Educação em Ciências esta emerge do projeto do Agrupamento de Escolas de São Bernardo que integra o contexto educativo no qual estamos inseridas - Jardim de Infância do Griné.

Neste sentido, concebemos estratégias de ensino que visam intervir na Educação em Ciências no Pré-Escolar através do desenvolvimento de uma sequência didática e da exploração de um recurso didático acerca da temática do Ar e Voo, respetivamente. Pretende-se em ambos os projetos averiguar as conceções alternativas das crianças acerca das temáticas supracitadas bem como, as aprendizagens ao nível dos conteúdos, capacidades, atitudes e valores realizadas após a implementação dos mesmos.

Iniciámos as intervenções relativas aos projetos no dia 13 de novembro. Realizámos quatro sessões que permitiram às crianças a exploração das caraterísticas físicas do ar. Posteriormente, iremos realizar três sessões que possibilitem a exploração do voo e de diferentes objetos voadores (aviões de papel e paraquedas).

Bom trabalho!

Sónia e Cristiana


tags: , , , , , , ,

publicado por soniamaia às 17:53

De t-soraia a 29 de Novembro de 2012 às 15:27
Olá meninas!

Através da vossa publicação penso que conseguimos retirar uma visão geral das atividades que andaram a desenvolver com as crianças durante este período de tempo.
No entanto, e a meu ver, tanto o ar como o voo revelam-se temáticas bastante abstratas para trabalhar com crianças em idade pré-escolar e ainda com um pensamento tão concreto. Todavia, considero a vossa iniciativa bastante corajosa e desafiante.
Sendo assim, a questão que gostaria de vos colocar é como é que vocês procedem para avaliar as aprendizagens das crianças ao nível do conteúdo relacionado com as temáticas? Conceberam algum instrumento de registo ou de outra natureza?

Continuação de bom trabalho para as duas Ü
Tânia


De cristiana-amorim a 4 de Dezembro de 2012 às 17:10
Olá Tânia!

Tal como referiste, o ar e o voo são temáticas bastante abstratas para trabalhar com crianças em idade pré-escolar. Por isso, na planificação das diversas atividades considerámos que estas deviam ser muito concretas nos aspetos que se pretendiam trabalhar.
Relativamente à avaliação das aprendizagens das crianças ao nível dos conteúdos optámos por um questionamento às mesmas no decorrer das atividades bem como, o registo do que se fez e do que se aprendeu.
Para além disto, concebemos uma grelha de avaliação que nos permite avaliar as aprendizagens realizadas pelas crianças.

Bom trabalho! =)

Cristiana e Sónia


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários