Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 27 de Novembro de 2012
Projetos de Investigação - Intervenção_SIE

  Olá a todos!

 

Neste post gostaríamos de partilhar o trabalho que temos vindo a desenvolver no âmbito dos nossos projetos de investigação-intervenção. 

Os temas inerentes a ambos os projetos são a Organização e Gestão do Processo de Ensino e de Aprendizagem e a Educação em Ciências. 

O processo de organizar e gerir o ensino e a aprendizagem requer um profissional de educação capaz de fazer com que alguém aprenda alguma coisa. Este processo envolve três vertentes fundamentais - planificação, implementação e avaliação – que requerem um profissional de educação que conceba estratégias de ensino de qualidade adequadas à diversidade de crianças e às necessidades do contexto (Despacho n.º 16034 de 22 de Outubro de 2010, Padrões de Desempenho Docente; Santos, 2007; Roldão, 2009).

Relativamente à Educação em Ciências esta emerge do projeto do Agrupamento de Escolas de São Bernardo que integra o contexto educativo no qual estamos inseridas - Jardim de Infância do Griné.

Neste sentido, concebemos estratégias de ensino que visam intervir na Educação em Ciências no Pré-Escolar através do desenvolvimento de uma sequência didática e da exploração de um recurso didático acerca da temática do Ar e Voo, respetivamente. Pretende-se em ambos os projetos averiguar as conceções alternativas das crianças acerca das temáticas supracitadas bem como, as aprendizagens ao nível dos conteúdos, capacidades, atitudes e valores realizadas após a implementação dos mesmos.

Iniciámos as intervenções relativas aos projetos no dia 13 de novembro. Realizámos quatro sessões que permitiram às crianças a exploração das caraterísticas físicas do ar. Posteriormente, iremos realizar três sessões que possibilitem a exploração do voo e de diferentes objetos voadores (aviões de papel e paraquedas).

Bom trabalho!

Sónia e Cristiana


tags: , , , , , , ,

publicado por soniamaia às 17:53

10

De filipa-queiros a 28 de Novembro de 2012 às 14:50
Gostei da abordagem simples e objetiva aos vossos projetos e considero que a exploração do ar (algo abstrato) e do voo (algo que a maioria pode nunca ter vivenciado - refiro-me a andar de avião apesar de saber que não é voar na verdadeira acepção da palavra) é estimulante para as crianças pelo abstrato e pelo fantástico.
Boa sorte e boas descobertas,
Filipa


De t-soraia a 29 de Novembro de 2012 às 15:27
Olá meninas!

Através da vossa publicação penso que conseguimos retirar uma visão geral das atividades que andaram a desenvolver com as crianças durante este período de tempo.
No entanto, e a meu ver, tanto o ar como o voo revelam-se temáticas bastante abstratas para trabalhar com crianças em idade pré-escolar e ainda com um pensamento tão concreto. Todavia, considero a vossa iniciativa bastante corajosa e desafiante.
Sendo assim, a questão que gostaria de vos colocar é como é que vocês procedem para avaliar as aprendizagens das crianças ao nível do conteúdo relacionado com as temáticas? Conceberam algum instrumento de registo ou de outra natureza?

Continuação de bom trabalho para as duas Ü
Tânia


De cristiana-amorim a 4 de Dezembro de 2012 às 17:10
Olá Tânia!

Tal como referiste, o ar e o voo são temáticas bastante abstratas para trabalhar com crianças em idade pré-escolar. Por isso, na planificação das diversas atividades considerámos que estas deviam ser muito concretas nos aspetos que se pretendiam trabalhar.
Relativamente à avaliação das aprendizagens das crianças ao nível dos conteúdos optámos por um questionamento às mesmas no decorrer das atividades bem como, o registo do que se fez e do que se aprendeu.
Para além disto, concebemos uma grelha de avaliação que nos permite avaliar as aprendizagens realizadas pelas crianças.

Bom trabalho! =)

Cristiana e Sónia


De anaafonso a 30 de Novembro de 2012 às 01:06
Olá Sónia e Cristina!
Em primeiro lugar gostaríamos de vos dar os parabéns pela ousadia da escolha da temática Ar e Voo, uma temática pouco explorada, mas ainda assim que suscita a curiosidade de muitas crianças. Contudo questionamo-nos relativamente à sua pertinência no vosso contexto, pois, apesar de afirmarem que estas temáticas emergem do projeto do agrupamento de escolas das crianças, não clarificam se observaram algum interesse sobre a mesma no grupo, ou em algumas crianças, justificando a sua abordagem e exploração.
Outro aspeto que gostaríamos de focar é referente à afirmação que fazem, quanto às vertentes do processo de organização e gestão da aprendizagem. Apenas referem a planificação, a implementação e a avaliação, contudo, segundo o nosso ponto de vista e a nossa anterior intervenção no ensino pré-escolar, a observação é uma vertente fundamental em todo e qualquer processo educativo. Estrela (1994: 21) citado anteriormente pela Ana e pela Dominique afirma mesmo que “não é possível qualquer intervenção, minimamente fundamentada do ponto de vista científico, se não conhecermos com objetividade a realidade em que pretendemos intervir.”. Deste modo gostaríamos de saber se estão a utilizar algumas técnicas de observação e se sim quais e com que foco.
Por fim, e uma vez que este espaço pretende que nos ajudemos a melhorar umas às outras e a reformular a nossa forma de pôr por escrito os nossos sentimentos e reflexões, gostaríamos que refletissem melhor na expressão que empregaram para explicitar o papel do educador no ensino/descoberta das ciências - “capaz de fazer com que alguém aprenda alguma coisa”. Parece ter uma conotação um pouco pejorativa, encarando a criança como um simples alguém. Para transmitir a mesma ideia poderiam ter utilizado a expressão “capaz de potenciar a construção do conhecimento e o desenvolvimento de capacidades, atitudes e valores”.
Ficamos à espera de novidades sobre a implementação do vosso projeto, sobre as reações das crianças e, especificamente, sobre as atividades desenvolvidas no âmbito da temática.
Continuação de bom trabalho, aproveitem estes últimos momentos…
Ana Catarina Sousa e Alexandra Ramos


De cristiana-amorim a 4 de Dezembro de 2012 às 17:46
Olá Ana Catarina e Alexandra!

Pretendemos com este comentário responder às questões que nos colocaram relativas a este post.
Relativamente à pertinência dos nossos projetos no contexto em questão, importa referir que as temáticas, para além de terem surgido do projeto do agrupamento relacionado com as Ciências, foram dialogadas com as orientadoras da UA e cooperante sendo que esta última referiu as mesmas como passíveis de abordar com o grupo de crianças. Como tal, dado que estes temas já foram definidos no semestre passado e não havíamos contactado com as crianças até então, apenas nos pudemos basear no conhecimento que nos tinha sido comunicado.
Focando-nos agora na segunda questão colocada, é esperado que antes de qualquer intervenção com as crianças haja um processo de observação que nos permita recolher dados sobre o contexto e o grupo para podermos adequar as nossas intervenções em função das necessidades e interesses dos mesmos. No entanto, e para além disto, é desejável que a observação decorra durante todo o processo educativo.
Na fase de observação utilizámos grelhas de observação com questões pré-definidas que se pretendiam respondidas no final da mesma. A utilização destas grelhas permitiu-nos uma melhor caraterização do contexto educativo.
Na fase de intervenção recorremos ao uso de grelhas de avaliação das aprendizagens das crianças, ao nível dos conteúdos, capacidades, atitudes e valores, que vão sendo preenchidas a cada intervenção. É expectável que as crianças não possam ser avaliadas todas ao mesmo tempo e nas mesmas atividades sendo a avaliação um processo contínuo.
No que respeita à expressão utilizada para explicitar o papel do educador no processo de ensinar e de aprender concordamos com Roldão (2009) que define ensinar como o “desenvolver de uma ação especializada, fundada em conhecimento próprio, de fazer com que alguém aprenda alguma coisa que se pretende e se considera necessária” ( p.14-15).
Este alguém é entendido como uma pessoa, neste caso, uma criança. Quando referem a expressão “capaz de potenciar a construção do conhecimento e o desenvolvimento de capacidades, atitudes e valores” pretendem que estes se construam e desenvolvam em quem? Em alguém!
Esperamos ter sido esclarecedoras.
Bom trabalho!
Sónia e Cristiana

Referências Bibliográficas:
- Roldão, Mª. C. (2009). Estratégias de Ensino: O saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.


De ana-pombeiro89 a 5 de Dezembro de 2012 às 12:13
Olá meninas!

Acho interessante estarem a trabalhar com as crianças a temática do Ar e Voo, não é um tema que se explore muito com crianças tão pequenas. Por isso, estou bastante curiosa para saber como correu

Acho que poderiam falar um pouco mais sobre quais foram concretamente as atividades que realizaram com as crianças.

Continuação de bom trabalho!

Ana Pombeiro


De cristiana-amorim a 29 de Dezembro de 2012 às 13:58
Olá Ana Pombeiro!

Durante a implementação dos nossos projetos de intervenção-investigação realizámos um total de sete atividades experimentais com as crianças.
Relativamente à temática do Ar explorámos com as crianças as caraterísticas físicas do ar, tais como, a sua existência, a massa e o volume.
No que diz respeito à temática do Voo abordámos com as crianças os fatores que influenciam o voo de aviões de papel e de paraquedas, nomeadamente, o tamanho.
Durante todas as atividades realizadas as crianças demonstraram-se muito interessadas, entusiasmadas e participativas o que permitiu uma melhor exploração dos temas em questão.
É natural que devido à faixa etária das crianças as atividades continham uma componente maioritariamente lúdica em que as crianças podiam experimentar os recursos disponíveis de forma dirigida mas também de forma livre. Esta experimentação contribuiu para aprendizagens significativas nas crianças.

Bom trabalho =)

Sónia e Cristiana


De claudia-rosa a 31 de Janeiro de 2013 às 11:34
Olá meninas.

Em primeiro lugar queremos dar-vos os parabéns pelo trabalho realizado e pela temática escolhida que, como já foi referido pior algumas colegas, foi bastante inovadora e que exigiu de vocês alguma dose extra de coragem.

No entanto e após a conclusão do projeto, gostaríamos de saber quais os principais resultados obtidos. Isto é, o que acham que acrescentaram à bagagem das crianças? O que aprenderam elas com o contacto com esta temática?

Continuação de um bom trabalho,

Cláudia e Sara


De soniamaia a 31 de Janeiro de 2013 às 19:34
Olá Sara e Cláudia!
Obrigada pelo comentário.
Depois da implementação dos nossos projetos consideramos que as crianças realizaram diversas aprendizagens ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores relativas às temáticas do ar e do voo importantes para mais e melhores aprendizagens no futuro (1.º CEB). Neste momento não podemos especificar quais as aprendizagens em cada uma das dimensões consideradas dado que ainda nos encontramos a realizar a análise de conteúdo dos dados recolhidos e, para além disto, as nossas questões de investigação prendem-se com este aspeto, como tal, ainda temos um longo caminho a percorrer para obter resultados.
O nosso principal objetivo era que as crianças realizassem as aprendizagens esperadas, ultrapassando as conceções alternativas que as mesmas tinham relativamente a determinadas situações/questões no início dos projetos. É claro que não podemos afirmar que todas as crianças realizaram as mesmas aprendizagens da mesma forma. É de realçar que existem mais evidências de aprendizagens nas crianças mais velhas do que nas pequenas. Mas tal facto seria de esperar dado que uma das variáveis a considerar na realização de aprendizagens foi a diferença de idades das crianças.
Esperamos ter respondido às vossas questões.

Bom trabalho =)
Sónia e Cristiana


De claudia-rosa a 2 de Fevereiro de 2013 às 11:00
Obrigado Cris e Sónia.

Quando vos questionámos era com o intuito de perceber quais os principais objetivos/aprendizagens da abordagem desta temática, visto ser um assunto novo e do qual ainda não existe grande aprofundamento.
De facto, em qualquer temática que se desenvolve, não são apenas os conhecimentos que se adquirem que dão total importância ao tema, mas sim todas as dimensões de aprendizagem, sejam elas parte integrante dos conhecimentos, das capacidades ou das atitudes e valores.

No entanto, obrigado pela vossa resposta. Faremos por conhecer o vosso trabalho mais tarde para que um dia, durante a nossa carreira, o possamos adaptar e utilizar como recurso.

Continuação de um bom trabalho,
Cláudia e Sara


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post