Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 27 de Novembro de 2012
O nosso projeto de intervenção-investigação

 Relativamente ao projeto de intervenção-investigação ambas estamos a trabalhar a Alimentação Saudável, todavia em âmbitos diferentes (saúde – Sónia e consumo – Filipa). Temos realizado várias atividades, umas mais na vertente da saúde, como a exploração de textos, a análise da alimentação dos alunos com base na nova Roda dos Alimentos ou a exploração dos vários nutrientes. Outras mais relacionadas com a vertente do consumo, como a visita ao Pingo Doce ou a análise de publicidade e rótulos. Para além disso, existe o Ingrediente da semana, que é explorado ao longo de uma semana com os alunos e que se articula com as temáticas abordadas. Temos procurado contemplar um ingrediente pertencente a cada um dos grupos da nova Roda dos Alimentos, de modo a sublinhar a ideia de que precisamos de todos os alimentos, desde que nas quantidades adequadas. Existem também desafios, lançados semanalmente no blogue da turma, e que procuram envolver as famílias no projeto. O blogue tem-se mostrado uma ferramenta importante na comunicação e interação com os pais, pois permite-nos que estes tomem contacto com as aprendizagens desenvolvidas, apresentem opiniões e sugestões.

 

Na semana passada dinamizámos duas ações importantes: a primeira foi uma sessão com alguns atletas do Beira-Mar, que vieram à escola conversar com a turma em torno do tema da “Alimentação Saudável”. No último sábado convidámos os pais para um workshop sobre “Culinária Saudável” com a presença da nutricionista Diana Saraiva. Foi uma iniciativa importante pois foi permitiu-nos aprender mais, mas também partilhar vivências e experiências com os alunos e suas famílias.

 

Entretanto, se quiserem saber mais acerca do que temos feito, espreitem o nosso blogue em:

 

http://9113ano.blogspot.pt

 

E vocês? Como tem corrido a prática e os vossos projetos?

Filipa e Sónia.



publicado por filipa-queiros às 14:01

5

De claudiarmarques a 30 de Novembro de 2012 às 21:07
Olá Sónia e Filipa!
Gostei bastante do vosso post, de uma forma simples e concisa conseguiram demonstrar o que estão a realizar no âmbito do projeto de seminário, que me parece bastante interessante.
Ao olhar para o vosso tema, muitas pessoas podem pensar que é um tema banal, que constantemente é trabalho nas nossas escolas, mas infelizmente a realidade não é bem esta. A forma como estão a trabalhar a temática parece-me bastante cativante e motivadora, dando-me até a mim vontade de participar nas vossas atividades.
Fiquei apenas com uma pequena dúvida, quando referem realizar uma visita ao Pingo Doce, o que é que fizeram concretamente? Foram com a turma toda ao supermercado? E qual era o vosso objetivo?
Espero que continuem com o bom trabalho e que esteja tudo a correr bem.
Cláudia


De ana-pombeiro89 a 5 de Dezembro de 2012 às 12:06
Olá meninas!

Gostei da forma como resumiram tudo o que estão desenvolver no vosso projeto e dos temas que estão a trabalhar,
O facto de existir um blog que junta pais e filhos parece-me uma ideia bastante interessante e promissora.
Relativamente às duas acções que realizaram com os atletas e com os pais parece-me que a ideia foi mostrar às crianças como é importante ter uma alimentação saudável e aos pais o como é importante cozinhar alimentos saudáveis. Foram ótimas ideias sem dúvida!

Continuação de boas práticas!

Ana Pombeiro


De soniagfsantos a 6 de Dezembro de 2012 às 19:58
Olá Ana,
o blogue, é sem dúvida, uma mais-valia para o projeto! Apesar de já termos recorrido a esta ferramenta na Educação Pré-Escolar, no 1.º Ciclo sentimos ainda mais essa necessidade, uma vez que o contacto com os pais e as famílias é muito escasso ou mesmo inexistente. O facto dos alunos terem tido a oportunidade de falar sobre esta temática com os jogadores, muitos deles sendo quase "ídolos" uma vez que a turma é muito ligada ao futebol, foi importante porque a mensagem adquire outro significado. O workshop foi um momento de partilha muito relevante, não só porque juntou pais e filhos na preparação de lanches saudáveis, mas também porque se trocaram ideias e experiências... Obrigada pelo comentário, boas práticas! Filipa e Sónia.


De soniagfsantos a 6 de Dezembro de 2012 às 12:54
Olá outra vez, obrigada pelos comentários. Relativamente às questões colocadas: sim, fomos efetivamente ao supermercado com a turma. O intuito foi que, organizados em grupos de trabalho, verificassem as várias secções existentes e os produtos contêm; comparassem a origem, o valor nutricional, o preço por quilo/litro de vários alimentos, realizando também a comparação e análise de rótulos. Apesar das questões de logística, foi uma experiência relevante para os alunos, pois, apesar de alguns acompanharem os pais a superfícies comerciais, nem sempre os alunos têm consciência de todas as variáveis que envolvem o ato da compra. Tem sido um percurso cheio de desafios, mas sobretudo de experiências enriquecedoras. Filipa e Sónia.


De cristiana-amorim a 31 de Janeiro de 2013 às 19:16
Olá Filipa e Sónia!

Esperamos que a implementação dos vossos projetos tenha sido bem sucedida.
Trata-se de um tema importante e cada vez mais pertinente nos nossos dias pois verificamos muitas vezes crianças com uma alimentação não saudável e isso é preocupante.
Consideramos que a criação do blogue como forma de comunicar e interagir com os pais foi uma mais valia pois é fundamental envolver os pais nas atividades das crianças. Estes são elementos fundamentais nas suas vidas e contribuem para o sucesso das crianças.
Relativamente à sessão que realizaram com alguns atletas do Beira-Mar achamos que foi uma boa forma de captar a atenção das crianças e assim uma oportunidade de realizarem aprendizagens mais significativas.
Quanto ao workshop sobre “Culinária Saudável” os pais das crianças aderiram? Como correu?
Após a implementação dos vossos projetos verificaram alterações nos hábitos alimentares das crianças? Conseguiram que as estas realizassem as aprendizagens esperadas?

Bom trabalho!
Cristiana e Sónia


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post