Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 27 de Novembro de 2012
As nossas reflexões

 As nossas reflexões durante a prática pedagógica são diárias e são fruto da reflexão na e sobre a ação. Para as mesmas contribuem as opiniões e sugestões da nossa colega de diáde, da professora cooperante e da professora orientadora, sempre que nos visita, ou através dos comentários realizados nas planificações. No primeiro post falámos em trabalho colaborativo, uma vez que todas as pessoas se sentem implicadas neste processo reflexivo e trabalham verdadeiramente em conjunto para potenciar o crescimento profissional das docentes envolvidas, bem como as aprendizagens realizadas pelos alunos.

 

Assim, as principais reflexões que desenvolvemos pretendem-se com a nossa postura de sala de aula, muito diferente da experiência realizada na Educação Pré-Escolar. Se por um lado, temos que atender a todos e a cada um dos alunos, é importante pensarmos na forma de nos posicionarmos e circularmos em sala de aula, de modo a percebermos se todos estão a acompanhar as aprendizagens. Para além disso, as dinâmicas são totalmente diferentes e a forma de comunicar também. Por exemplo, muitas vezes temos a tendência de “dar a resposta”, ao invés de dar tempo aos alunos que pensem e construam o seu próprio conhecimento.

 

Por outro lado, sentimos maior dificuldade em planificar, sendo mais complicado articular as aprendizagens que os alunos devem realizar com as atividades definidas para os projetos de intervenção-investigação. É mais relevante e significativo para os alunos que estas surjam de forma articulada, contudo, nem sempre é possível.

 

Tal como algumas colegas já evidenciaram, a pressão de estar numa turma de 4.º ano sente-se porque existe a tendência para privilegiar as áreas disciplinares da Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio, em detrimento das Expressões. Temos procurado contrariar essa tendência, trabalhando a criatividade de forma mais transversal, e não apenas nas áreas dos domínios artísticos. Para além disso, procuramos valorizar os trabalhos de expressões, não desistindo dos mesmos e procurando que estes sejam momentos de aprendizagem igualmente relevantes.

 

Entretanto, vamos dando feedback relativamente às atividades já realizadas.

 

Filipa e Sónia.

 

 

 

 

 

 



publicado por filipa-queiros às 13:59

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários