Domingo, 25 de Novembro de 2012
Olá :)
Durante esta semana vou implementar as últimas três sessões para os projetos de investigação de SIE.
O meu projeto tem como título "Compreensão na leitura educação ambiental na Educação Pré-Escolar" e como subtítulo “As estações do ano e as suas alterações”.
Esta temática surge com a preocupação de sensibilizar as crianças para as questões problemáticas relacionadas com a educação ambiental, para a adoção de comportamentos orientados para a sustentabilidade e ainda para o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura.
Vocês já começaram com os vossos projetos de investigação? Como está a correr?
Continuação de bom trabalho
Ana Pepolim
Olá :)
Sim Filipa conheço o filme já o vi em ciências I se não me engano. Já nem me lembrava dele. Obrigada :)
Tânia, relativamente a às estações do ano estarem a mudar foi muito complicado pois como são crianças é muito difícil chegar a essa conclusão. Algumas nem sabiam das estações do ano porque é um assunto que raramente é falado e agora com estas alterações, existir um outono e uma primavera “já não tem muito sentido”, se é que me faço entender. Mas numa das últimas sessões (com as crianças mais velhas) comentamos o facto de estarmos no outono e quando fizemos uma vez uma saída ao parque estar muito calor até parecia verão e agora o tempo está muito frio e parece inverno, que o nosso inverno estava “maluco” (isto foi dito por uma das crianças). Mas o facto de compreenderem que estão a sofrer alterações foi difícil.
Só estou a avaliar ao nível da compreensão na leitura, através dos recontos (historias), das frases que eles dizem para os cartazes, entre outros.. ;)
Beijinhos*
Olá Ana!
Então, de uma forma geral, agora que já terminaste (suponho que sim) as tuas intervenções para a unidade curricular de seminário de intervenção educacional, qual o balanço que fazes? Qual foi o feedback que sentiste por parte das crianças e da educadora?
Espero que tenha corrido tudo bem e que, sempre que tenham surgido algumas dificuldades, as tenhas conseguido ultrapassar.
Beijinhos e continuação de boas práticas.
Ana Cláudia
Olá Ana Cláudia
O balanço que eu faço é positivo, apesar do tema em si ser um pouco complexo para as crianças daquela idade pois algumas nem sabiam da existência das estações do ano e as que conheciam as estações pouco sabiam sobre elas. Apenas que no verão é para ir para a praia e no inverno é frio... depois das minhas sessões ficaram a saber mais coisas. Uma delas é que o tempo nas mesmas estações não é igual em todos os países o que alguns achavam que sim.
Aproveitei também para a consciencialização para reciclagem, o não desperdício de agua, o uso de transportes públicos, entre outros de forma a falar na poluição e de que maneira esta afeta as nossas estações.
Claro que não fui ao fundo da questão pois são crianças pequenas..
O feedback foi muito bom. A educadora ajudou-me no que foi possível e as crianças penso que gostaram.
Beijinhos*
Comentar: