Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Domingo, 25 de Novembro de 2012
Projetos de investigação SIE

 Olá :)

Durante esta semana vou implementar as últimas três sessões para os projetos de investigação de SIE.
O meu projeto tem como título "Compreensão na leitura educação ambiental na Educação Pré-Escolar" e como subtítulo “As estações do ano e as suas alterações”.

Esta temática surge com a preocupação de sensibilizar as crianças para as questões problemáticas relacionadas com a educação ambiental, para a adoção de comportamentos orientados para a sustentabilidade e ainda para o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura.

Vocês já começaram com os vossos projetos de investigação? Como está a correr?

Continuação de bom trabalho

Ana Pepolim


tags: ,

publicado por anapepolim às 21:48

8

De filipa-queiros a 28 de Novembro de 2012 às 14:52
Nós já, já podes ler o nosso post.
Posso saber que livros estás a trabalhar? Não conheço muitos nessa área, apenas alguns que partilhei como o trocoscópio e nunca tive oportunidade de trabalhar com eles.
Filipa


De anapepolim a 28 de Novembro de 2012 às 17:44
Olá :) Usei o livro da "bruxa mimi no inverno". Nessa historia a mimi não gosta do inverno e faz um feitiço para mudar o tempo no seu jardim para o verão e acontecem alguns problemas que deixam a mimi descontente com o seu verão então volta a fazer um feitiço e volta a ficar inverno. Este serviu para que as crianças pensassem se seria tão bom assim mudar o tempo e para falar um pouco sobre as mudanças que estão a acontecer nas nossas estações.
Depois usei outra historia a "futurolândia" inventada por mim que fala sobre a poluição.
Essa está ligada a educação ambiental, onde falamos sobre a poluição, as catástrofes naturais, algumas provocadas pela poluição e o que podemos fazer para ajudar o nosso planeta ;)

Beijinhos*


De filipa-queiros a 29 de Novembro de 2012 às 15:01
Desconheço por completo essa coleção da Mimi mas já ouvi falar. Tenho de dar uma espreitadela. TU conheces o filme wall-e? Eu nunca vi mas sei que aborda a questão da poluição :) E tens sempre a brochura da sustentabilidade para te dar uma ajuda.
Continuação de bom trabalho,
Filipa


De t-soraia a 29 de Novembro de 2012 às 15:36
Olá Ana!

Bem, o teu post despertou-me curiosidade, talvez por perceber que estás a trabalhar acerca de questões relacionadas com o ambiente e com a sustentabilidade. No meu projeto, embora esteja centrada na área das ciências e tu na área da compreensão da leitura, também estou a abordar questões ambientais relacionadas, entre outros, com as alterações climáticas.
Eu estou no 1º ciclo e temas como o efeito de estufa e a camada de ozono são completamente novos e eram, até então, totalmente desconhecidos para estes alunos do 3º ano. Para além disso, os alunos ainda demonstram algumas dificuldades em compreender como é que as nossas ações se relacionam com estas consequências tão globais, como é o caso das alterações climáticas.
Ainda que não estejas a trabalhar na área das ciências, a questão que eu coloco é como é que explicaste ou estabeleceste ligações concretas que permitissem às crianças do pré-escolar perceber porque é que as estações do ano estão a mudar?
E, já agora, estás a avaliar as competências das crianças ao nível da consciência ambiental e dos comportamentos sustentáveis ou só ao nível da compreensão da leitura? E se sim, como o fazes?

Bom trabalho,

Tânia


De anapepolim a 29 de Novembro de 2012 às 21:45
Olá :)
Sim Filipa conheço o filme já o vi em ciências I se não me engano. Já nem me lembrava dele. Obrigada :)

Tânia, relativamente a às estações do ano estarem a mudar foi muito complicado pois como são crianças é muito difícil chegar a essa conclusão. Algumas nem sabiam das estações do ano porque é um assunto que raramente é falado e agora com estas alterações, existir um outono e uma primavera “já não tem muito sentido”, se é que me faço entender. Mas numa das últimas sessões (com as crianças mais velhas) comentamos o facto de estarmos no outono e quando fizemos uma vez uma saída ao parque estar muito calor até parecia verão e agora o tempo está muito frio e parece inverno, que o nosso inverno estava “maluco” (isto foi dito por uma das crianças). Mas o facto de compreenderem que estão a sofrer alterações foi difícil.
Só estou a avaliar ao nível da compreensão na leitura, através dos recontos (historias), das frases que eles dizem para os cartazes, entre outros.. ;)

Beijinhos*



De silva-santos a 10 de Dezembro de 2012 às 22:33
Olá Ana!

Então, de uma forma geral, agora que já terminaste (suponho que sim) as tuas intervenções para a unidade curricular de seminário de intervenção educacional, qual o balanço que fazes? Qual foi o feedback que sentiste por parte das crianças e da educadora?


Espero que tenha corrido tudo bem e que, sempre que tenham surgido algumas dificuldades, as tenhas conseguido ultrapassar.



Beijinhos e continuação de boas práticas.



Ana Cláudia


De anapepolim a 11 de Dezembro de 2012 às 18:06
Olá Ana Cláudia

O balanço que eu faço é positivo, apesar do tema em si ser um pouco complexo para as crianças daquela idade pois algumas nem sabiam da existência das estações do ano e as que conheciam as estações pouco sabiam sobre elas. Apenas que no verão é para ir para a praia e no inverno é frio... depois das minhas sessões ficaram a saber mais coisas. Uma delas é que o tempo nas mesmas estações não é igual em todos os países o que alguns achavam que sim.
Aproveitei também para a consciencialização para reciclagem, o não desperdício de agua, o uso de transportes públicos, entre outros de forma a falar na poluição e de que maneira esta afeta as nossas estações.
Claro que não fui ao fundo da questão pois são crianças pequenas..
O feedback foi muito bom. A educadora ajudou-me no que foi possível e as crianças penso que gostaram.

Beijinhos*


De claudia-rosa a 31 de Janeiro de 2013 às 11:54
Olá Ana.

Apesar de já ser um pouco tarde para dar algumas sugestões, gostaríamos de te elogiar pelo trabalho realizado e principalmente pela boa articulação feita entre a temática do ambiente no âmbito das ciências e o desenvolvimento de competências na compreensão na leitura.

Tantas vezes nos passa ao lado a pertinência da literatura infantil como potenciadora ou "rampa de lançamento" para o desenvolvimento de outras competências.
Agradecemos as ideias que partilhaste no blog.

No entanto, gostaríamos de saber um pouco sobre principais resultados obtidos com a concretização do projeto.

Continuação de um bom trabalho,
Cláudia e Sara


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post