Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quinta-feira, 22 de Novembro de 2012
1 - Caraterização do Contexto

         Neste post iremos: refletir um pouco sobre a importância da observação para a caraterização do contexto, daremos a conhecer algo da caraterização da turma do 2º ano onde nos encontramos inseridas, bem como o espaço educativo e aspetos respeitantes à organização e gestão da rotina e por fim, refletiremos sobre a importância desta primeira fase de caraterização para as fases que se seguem de intervenção. Iremos expor a informação desta forma e com este conteúdo porque consideramos que vos pode ajudar a conhecer um pouco melhor o nosso contexto, porque tem uma organização e um encadeamento lógico (no nosso entender) e a conhecer também a nossa perspetiva sobre a importância da observação para a consequente caraterização.

A primeira fase deste percurso foi de observação, que teve a duração de três semanas, e que vai assumir-se como um elo de investigação obrigatório para as posteriores intervenções. Citando Estrela (1994: 21) “não é possível qualquer intervenção, minimamente fundamentada do ponto de vista científico, se não conhecermos com objetividade a realidade em que pretendemos intervir.” Assim, consideramos que esta fase de observação é crucial e obrigatória, pela importância que tem para o conhecimento mais profundo e claro dos alunos.

Deste modo, com base na observação foi possível conhecer o contexto e o grupo com quem vamos estar durante este período de estágio. No entanto, a observação é um elemento flexível e possui um campo de abrangência muito grande, existindo, desta forma, várias dificuldades inerentes a este processo, pelo que é recomendável enumerar alguns critérios para o contexto em análise para assim facilitar a tarefa. Neste âmbito, é de referir que o Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) se assumiu e assume como fundamental nesta fase, na medida em que fornece indicações sobre os pontos-chave onde deveríamos centrar a nossa atenção. Assim sendo, pudemos ter uma noção mais concreta e detalhada do grupo, em que nos foi possível conhecer as rotinas, as interações, as estratégias utilizadas pela professora responsável, cada criança, o clima do grupo, o espaço para a iniciativa, a organização do espaço e a oferta educativa.

A turma é composta por 16 alunos, o que na nossa ótica, é muito bom em termos de trabalho, pois o nível de atenção dispensada a cada criança é mais elevado. Os alunos têm idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos de idade e a turma é composta por 9 alunos do sexo masculino e 7 do sexo feminino.

O espaço educativo que envolve as crianças do grupo encontra-se amplamente organizado e pensado. As mesas encontram-se dispostas no seu modelo mais tradicional, três filas de quatro mesas separadas umas das outras. A professora explicou-nos que esta disposição torna-se mais cómoda para ela e para os alunos, no sentido em que pode acompanhar mais facilmente os alunos, consegue ter uma visão mais ampla sobre o trabalho que cada aluno está a desenvolver e não permite que os alunos estabeleçam tanta conversa uns com os outros, o que poderia perturbar o decorrer da aula.

Relativamente à organização do dia, podemos dizer que há uma rotina diária, em que de manhã, após o soar da campainha, as crianças entram na sala, deslocam-se a um dos armários e recolhem uma caixa com material necessário ao bom funcionamento das aulas sentando-se na secretária que lhe corresponde, sendo que um aluno por ordem alfabética entrega os cadernos diários, enquanto a professora ou um aluno que se voluntarie vai escrever a data no quadro. Todos os alunos fazem a data no seu caderno e ficam a aguardar indicações da professora para o trabalho a realizar. Segue-se a hora do lanche e do intervalo, onde as crianças podem ir para o exterior brincar, voltando, posteriormente, à sala para retomar o trabalho. Chegando a hora do almoço, existem crianças que almoçam na escola, outras que vão almoçar a casa. Depois regressam à sala de aula, onde dão início ao trabalho. Às 15h30 as atividades letivas dão-se por encerradas, seguindo-se as AEC’s. Na transição existe um intervalo em que as crianças lancham e podem brincar no exterior. Existem crianças que não frequentam as AEC’s, pelo que regressam a casa.

                Por fim dizer que no nosso entender esta fase de caraterização do contexto assumiu-se como muito importante na medida em que um professor necessita de conhecer as suas crianças de forma muito precisa e organizada para poder intervir com sucesso. Citando Rief & Heimburge (2000, p.188) “Para que um professor seja eficaz, é imperativo que tenha consciência das dificuldades académicas, comportamentais e socio emocionais de alguns dos seus alunos e que seja sensível e compreensivo relativamente a estas.”

 

Referências Bibliográficas:

ESTRELA, A. (1994). Teoria e Práticas de Observação de Classes. Um Estratégia de Formação de Professores. Porto: Porto Editora.

 Rief, S. & Heimburge, J. (2000). Como Ensinar Todos os Alunos na Sala de Aula Inclusiva. Porto: Porto Editora. 

 

Ana e Dominique 

 


tags: , ,

publicado por dominique-carocho às 10:19

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários