Olá a todas.
Para o nosso primeiro post decidimos dar-vos a conhecer o grupo de crianças com o qual temos a oportunidade de interagir.
O contexto educativo onde nos encontramos inseridas é o Centro de Infância, Arte e Qualidade [CIAQ] no edificio sede que se situa no Campus Universitário de Aveiro.
Encontramo-nos na sala heterogénea 5, cuja responsável é a Educadora Eunice Bastos. Este grupo de crianças é multidimensionalmente heterogéneo, sendo composto por vinte e duas crianças: duas crianças de dois anos; cinco crianças de três anos; onze crianças de quatro anos e quatro crianças de cinco anos.
Convém realçar que a maior parte das crianças já frequenta a instituição há algum tempo, dado que são provenientes da valência de Creche, o que é visível pelo à vontade que as crianças manifestam quando estão no jardim-de-infância, assim como pela interação com o restante pessoal da instituição. Todavia três crianças do referido grupo não frequentaram a creche desta instituição. Este grupo demonstra um grande interesse por jogos, atividades de caráter motor, jogo simbólico e ainda pela leitura.
De uma maneira geral, estas crianças são autónomas nas suas rotinas diárias e na utilização de materiais e equipamentos existentes na sala. No decorrer das atividades, espontâneas ou planificadas, de forma global, as crianças são bastante participativas, ativas, interativas, curiosas, atentas e envolvem-se com elevados níveis de entusiasmo, alegria e boa disposição. A vivacidade, a expressividade, autenticidade e felicidade são constantes neste grupo.
Não obstante, o ouvir o outro, a tomada de vez, constitui-se como uma dificuldade, já que as crianças parecem impacientes sempre que devem aguardar pela sua vez para falar. Cada uma das crianças tem sempre algo para partilhar com o grupo, manifestando, assim, a sua necessidade de se evidenciar.
De uma forma geral pode dizer-se que o grupo é bastante autónomo e reivindicativo. Toma iniciativa e participa em tudo o que lhes suscita interesse, muitas vezes sem dar tempo ao tempo, reflexo da vontade de fazer coisas novas e diversificadas. Esporadicamente existe um pequeno grupo que necessita ser estimulado e solicitado.
Enfim, são um grupo de crianças alegres e sorridentes… às vezes marotas, mas muito carinhosas e sempre prontas a dar beijinhos e abraços quando menos se espera.
Cada dia de estágio é um verdadeiro desafio para o qual esperamos ser capazes de atingir os objetivos e, essencialmente, proporcionar momentos de desenvolvimento pessoal, aprendizagens, brincadeira e muito carinho.
Continuação de bom trabalho para todas.
Beijinho,
Cátia e Ana