Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 21 de Novembro de 2012
A Sala Heterogénea 5 do CIAQ

Olá a todas.

Para o nosso primeiro post decidimos dar-vos a conhecer o grupo de crianças com o qual temos a oportunidade de interagir.

            O contexto educativo onde nos encontramos inseridas é o Centro de Infância, Arte e Qualidade [CIAQ] no edificio sede que se situa no Campus Universitário de Aveiro.

            Encontramo-nos na sala heterogénea 5, cuja responsável é a Educadora Eunice Bastos. Este grupo de crianças é multidimensionalmente heterogéneo, sendo composto por vinte e duas crianças: duas crianças de dois anos; cinco crianças de três anos; onze crianças de quatro anos e quatro crianças de cinco anos.

           Convém realçar que a maior parte das crianças já frequenta a instituição há algum tempo, dado que são provenientes da valência de Creche, o que é visível pelo à vontade que as crianças manifestam quando estão no jardim-de-infância, assim como pela interação com o restante pessoal da instituição. Todavia três crianças do referido grupo não frequentaram a creche desta instituição. Este grupo demonstra um grande interesse por jogos, atividades de caráter motor, jogo simbólico e ainda pela leitura.

            De uma maneira geral, estas crianças são autónomas nas suas rotinas diárias e na utilização de materiais e equipamentos existentes na sala. No decorrer das atividades, espontâneas ou planificadas, de forma global, as crianças são bastante participativas, ativas, interativas, curiosas, atentas e envolvem-se com elevados níveis de entusiasmo, alegria e boa disposição. A vivacidade, a expressividade, autenticidade e felicidade são constantes neste grupo.

            Não obstante, o ouvir o outro, a tomada de vez, constitui-se como uma dificuldade, já que as crianças parecem impacientes sempre que devem aguardar pela sua vez para falar. Cada uma das crianças tem sempre algo para partilhar com o grupo, manifestando, assim, a sua necessidade de se evidenciar.

            De uma forma geral pode dizer-se que o grupo é bastante autónomo e reivindicativo. Toma iniciativa e participa em tudo o que lhes suscita interesse, muitas vezes sem dar tempo ao tempo, reflexo da vontade de fazer coisas novas e diversificadas. Esporadicamente existe um pequeno grupo que necessita ser estimulado e solicitado.

            Enfim, são um grupo de crianças alegres e sorridentes… às vezes marotas, mas muito carinhosas e sempre prontas a dar beijinhos e abraços quando menos se espera.

           Cada dia de estágio é um verdadeiro desafio para o qual esperamos ser capazes de atingir os objetivos e, essencialmente, proporcionar momentos de desenvolvimento pessoal, aprendizagens, brincadeira e muito carinho.

 

 

 Continuação de bom trabalho para todas.

Beijinho,

 

Cátia e Ana

 


tags: , , , ,

publicado por catia-lopes às 15:43

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários