Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Domingo, 18 de Novembro de 2012
O 4.ºB visto por nós :)

O contexto educativo onde estamos a desenvolver a nossa Prática Pedagógica é a turma B do 4.º ano da Escola Básica do 1.º Ciclo das Barrocas. É um grupo de 20 alunos, 11 meninas e 9 meninos. Desses, 2 são abrangidos pelas Necessidades Educativas Especiais e estão parte do tempo na sala e o restante na Unidade de Apoio à Multideficiência ou nas terapias como a psicomotricidade ou a terapia ocupacional.

 

A turma é caracterizada pela diversidade de interesses, ritmos de aprendizagem e personalidade das crianças. As crianças são incentivadas a serem autónomas e a colaborarem para a organização e gestão da sala de aula, participando em diversas tarefas, ajudando os colegas e estando envolvidas em todas as atividades.

 

Ao nível dos pontos positivos salientamos a curiosidade das crianças e o diálogo entre nós e a orientadora cooperante pois enriquece o  desenvolvimento do nosso projeto de intervenção-investigação, bem como a experiência ao nível da prática pedagógica. Sentimos que verdadeiramente trabalhamos como equipa, potenciando os pontos fortes de cada uma e aproveitando a experiência da orientadora cooperante.

 

Quanto aos pontos menos positivos salientamos que o Trabalho Experimental e a área das Expressões Artísticas são menos trabalhados. As crianças são muito competitivas e a pressão dos exames nacionais conduz a que os professores abordem mais os conteúdos das áreas da Matemática, Estudo do Meio e Língua Portuguesa.

 

Contudo, apesar de todos os constrangimentos inerentes à profissão e a cada contexto em que estamos inseridas, o nosso intuito é contribuir para que os alunos construam aprendizagens significativas ao nível, não só dos conteúdos, mas das capacidades, atitudes e valores. E, para além disso, crescermos enquanto profissionais da educação.

 

Entretanto, começámos já com os projetos de intervenção-investigação sobre alimentação saudável e cozinhámos já algumas atividades e aprendizagens deliciosas!

 

Aguardem que continuaremos a dar boas notícias J

 

Filipa e Sónia



publicado por filipa-queiros às 15:15

De coutinho-pereira a 24 de Novembro de 2012 às 01:18
Olá meninas =)

Gosto do vosso texto.
Penso que é muito positivo trabalharem como equipa, da forma que referem.
Penso que poderiam referir algumas estratégias que usam (ou poderiam usar) para fazer face aos aspetos negativos que indicam.
Também fico curiosa quanto à vossa intervenção-investigação e julgo que poderiam ser mais específicas quanto ao que já fizeram, e como...

Continuação de bom trabalho,
Joana


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários