Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Domingo, 18 de Novembro de 2012
O 4.ºB visto por nós :)

O contexto educativo onde estamos a desenvolver a nossa Prática Pedagógica é a turma B do 4.º ano da Escola Básica do 1.º Ciclo das Barrocas. É um grupo de 20 alunos, 11 meninas e 9 meninos. Desses, 2 são abrangidos pelas Necessidades Educativas Especiais e estão parte do tempo na sala e o restante na Unidade de Apoio à Multideficiência ou nas terapias como a psicomotricidade ou a terapia ocupacional.

 

A turma é caracterizada pela diversidade de interesses, ritmos de aprendizagem e personalidade das crianças. As crianças são incentivadas a serem autónomas e a colaborarem para a organização e gestão da sala de aula, participando em diversas tarefas, ajudando os colegas e estando envolvidas em todas as atividades.

 

Ao nível dos pontos positivos salientamos a curiosidade das crianças e o diálogo entre nós e a orientadora cooperante pois enriquece o  desenvolvimento do nosso projeto de intervenção-investigação, bem como a experiência ao nível da prática pedagógica. Sentimos que verdadeiramente trabalhamos como equipa, potenciando os pontos fortes de cada uma e aproveitando a experiência da orientadora cooperante.

 

Quanto aos pontos menos positivos salientamos que o Trabalho Experimental e a área das Expressões Artísticas são menos trabalhados. As crianças são muito competitivas e a pressão dos exames nacionais conduz a que os professores abordem mais os conteúdos das áreas da Matemática, Estudo do Meio e Língua Portuguesa.

 

Contudo, apesar de todos os constrangimentos inerentes à profissão e a cada contexto em que estamos inseridas, o nosso intuito é contribuir para que os alunos construam aprendizagens significativas ao nível, não só dos conteúdos, mas das capacidades, atitudes e valores. E, para além disso, crescermos enquanto profissionais da educação.

 

Entretanto, começámos já com os projetos de intervenção-investigação sobre alimentação saudável e cozinhámos já algumas atividades e aprendizagens deliciosas!

 

Aguardem que continuaremos a dar boas notícias J

 

Filipa e Sónia



publicado por filipa-queiros às 15:15

3

De sara-alves a 18 de Novembro de 2012 às 23:05
Boa noite meninas!

De uma forma geral penso que fizeram uma boa caracterização do contexto educativo no qual estão a desempenhar a vossa prática pedagógica.Gostaria apenas de ressaltar alguns aspetos que espero que não entendam como críticas negativas mas sim construtivas como todos os nossos comentários o deviam ser. :)

Acho que seria pertinente se conseguissem precisar o tempo em que as crianças com Necessidades Educativas Especiais estão na sala ou nas restantes atividades que referiram.

O projeto de intervenção-investigação das duas é o mesmo (alimentação saudável)? Se sim, em quê que se distingue? Gosto do tema e fiquei curiosa!
Referiram que a curiosidade das crianças e o diálogo entre vocês e a orientadora cooperante enriquece o desenvolvimento do vosso projeto, mas em que aspetos?

Será que poderiam partilhar connosco algumas das "aprendizagens deliciosas" que já conseguiram? Penso que seria pertinente para que todas discutíssemos. ;)

Gostaria também que me "matassem" mais uma curiosidade. No decorrer das aulas da vossa turma vive-se um ambiente de pressão e de correria devido aos exames nacionais? Quando pensamos numa turma desse ano de escolaridade, acho que é essa a ideia que a maioria das pessoas têm. Assim sendo gostaria de saber a vossa opinião.


Beijinhos e continuação de um bom estágio.
Sara


De mjoao a 19 de Novembro de 2012 às 17:49
Olá.
Desculpem ter estado menos ativa nos últimos tempos mas, como sabem, estive no estrangeiro e tinha uma agenda muito sobrecarregada. Tive, no entanto, oportunidade de "ver" que tem havido bastante interação , embora com envolvimento grupal/pessoal distinto. Esperemos que os constrangimentos se atenuem.
Dois assuntos:
1 - amanhã a aula será presencial para fazermos um primeiro balanço das atividades e discutir eventuais problemas que estejam a surgir;
2 - quanto à caracterização dos contextos, temos post muito diferenciados. Foi-vos fornecida uma estrutura para a fazer? Em caso negativo, parece-me que seria interessante discutirmos uma que todas poderiam seguir posteriormente uma vez que os post podem ser alterados. Nesse sentido, gugiro que vejam a descrição do contexto em que foi realizado um projeto em: http://ria.ua.pt/handle/10773/1367, p.159.
Bom trabalho!
MJL


De coutinho-pereira a 24 de Novembro de 2012 às 01:18
Olá meninas =)

Gosto do vosso texto.
Penso que é muito positivo trabalharem como equipa, da forma que referem.
Penso que poderiam referir algumas estratégias que usam (ou poderiam usar) para fazer face aos aspetos negativos que indicam.
Também fico curiosa quanto à vossa intervenção-investigação e julgo que poderiam ser mais específicas quanto ao que já fizeram, e como...

Continuação de bom trabalho,
Joana


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post