Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sábado, 17 de Novembro de 2012
Projetos de intervenção e de investigação de SIE

Olá!

Quem já se encontra a aplicar os projetos de intervenção e de investigação de SIE? Como está a correr?

   O meu projeto intitulado de "Compreensão na leitura e alimentação saudável na Educação Pré-Escolar" surge com a preocupação de sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável, uma vez que a obesidade infantil constitui um grave problema de saúde que é necessário combater desde as idades mais precoces.

   No âmbito do estudo que irei realizar, pretendo conceber, implementar e avaliar uma intervenão didática, centrada na exploração de obras de literatura infantil, que me vai permitir abordar com as crianças questões problemáticas relacionadas com uma alimentação saudável e desenvolver nelas competências em compreensão na leitura.

   Vou começar a implementação na próxima semana (dias 19, 20 e 21) com o albúm "A sopa verde" de Chico com atividades de leitura, reconto, ordenação de imagens da história, desenhos e diálogos sobre a nossa alimentação e a do porquinho da história (será saudável ou não?).

Estou motivada e tranquila e espero que corra tudo bem! :)

Continuação de bom trabalho

Beijinho

Patrícia


tags: , , ,

publicado por anacarvalho às 11:11

3

De amramos a 24 de Novembro de 2012 às 23:31
Olá Patrícia!
Eu e a Ana Catarina já implementámos o nosso projeto – na área da reflexão sobre a escrita -, e acabámos a recolha dos dados no passado dia 21, mas sobre isso ainda teremos de fazer um post mais elaborado.
Entretanto, quando lemos o teu ficámos curiosas com algumas coisas.
Em primeiro lugar a escolha do tema pareceu-nos interessante por aliar duas áreas importantes na formação da criança, a leitura e a alimentação. É, de facto, relevante trabalhar o saber ler antes de ler, para que as crianças se tornem futuros alunos mais capazes de compreender os textos (em qualquer área curricular). Também, a questão da alimentação saudável, numa época em que cada vez mais se fala em obesidade infantil nos parece muito pertinente. Os livros servirão de veículo, tanto para o enredo lúdico do tema, como para a exploração do texto em si.
Surgem-nos, agora, algumas dúvidas:
- Das atividades que referiste para a compreensão da leitura, como vais recolher os dados (tabelas, vídeo, áudio)?
- Que indicadores vais utilizar para a análise dos teus dados (compreensão da ordem dos acontecimentos, por exemplo)?
- Vais considerar outros aspetos como o saber “ler” as ilustrações, o saber ler de cima para baixo, da esquerda para a direita?
- Vais trabalhar com todos os meninos ou vais selecionar alguns deles (mais novos, mais velhos…)?
Como o nosso projeto também é da área da língua, mas no 1.º ciclo, ficámos curiosas em perceber melhor o teu projeto com os pequeninos.
Já agora, como correu a primeira semana do teu projeto?
Bom trabalho!
Beijinhos,
Alexandra e Catarina


De anacarvalho a 25 de Novembro de 2012 às 12:29
Olá!
Obrigada pelas palavras de apoio quanto ao projeto, são sempre encorajadoras! :)

Relativamente à vossa primeira questão, estou a recolher os dados em diferentes formatos (quadros, áudio, fotos e registos escritos dos diálogos com as crianças).
Por exemplo, nos quadros, tenho uma primeira coluna onde registo as hipóteses formuladas pelas crianças e uma segunda coluna onde registo a informação prestada pela história e faço, conjuntamente com as crianças, a sua comparação com as previsões feitas inicialmente.
Ainda sobre a compreensão na leitura, tenho atividades como a ordenação das imagens/acontecimentos da história, onde as crianças têm de ordenar corretamente a sequência das imagens.
Quanto à análise dos dados, ainda não vos sei responder com muita precisão porque só comecei esta semana a debruçar-me sobre o que recolhi. Em conjunto com a docente responsável pela unidade curricular, já delineei alguns instrumentos de análise como a elaboração/análise de gráficos, a construção de uma lista de verificação para análise centrada na estrutura da narrativa. Assim que esta parte for ficando mais clara eu vou comunicando…
Estou a considerar o saber “ler” as ilustrações quando solicito às crianças que façam a previsão da história a partir da capa, numa sessão à volta do álbum “Petra” de Helga Bansch, para além da capa irei também mostrar algumas das suas ilustrações. O saber ler de cima para baixo e da esquerda para a direita não estou a considerar até agora, mas é uma boa questão a colocar à docente, uma vez que também é importante quando se trabalha a leitura.
Estou a trabalhar com todas as crianças da sala, com atividades para o grande grupo, para grupos mais pequenos e com atividades para cada criança mas todas as crianças estão envolvidas no projeto.
Respondendo à vossa última questão, a primeira semana correu muito bem, fiquei surpreendida com algumas respostas que as crianças deram sobre a alimentação saudável, senti que estão sensibilizadas e que já sabem muito sobre o que é fazer uma alimentação correta. Por exemplo, pedi que desenhassem a sua comida favorita e muitas crianças desenharam pizza, batatas fritas, salada e fruta e disserem que a fruta e a salada podiam comer muitas vezes mas o restante não.

Espero ter esclarecido todas as dúvidas!
Beijinho
Patrícia


De ana-pombeiro89 a 4 de Dezembro de 2012 às 20:51
Olá Patrícia!

Relativamente ao teu projeto, gosto do tema "Compreensão na leitura e alimentação saudável na Educação Pré-Escolar", parece-me relativamente fácil chegar às crianças através dele e, além disso, no que respeita à alimentação saudável parece-me pertinente trabalhar este tema com crianças tão pequenas para que adquiram desde cedo hábitos de alimentação saudáveis.

A Alexandra e a Catarina já fizeram bastantes questões e através da leitura dos vossos comentários fiquei a conhecer um pouco mais do teu projeto.

Resta-me desejar que continue a correr bem

Ana Pombeiro


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post