Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 7 de Novembro de 2012
O nosso grupo

Olá meninas,

Como primeiro post, tal como as colegas Cátia e a Fátima, pensamos que seria interessante dar-vos a conhecer o nosso grupo de crianças assim como o contexto educativo no qual estamos inseridas, o Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ).

A nossa sala, da responsabilidade da educadora Celeste Sarabando, é constituída por 21 crianças (onze meninos e dez meninas) com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade.

O grupo é muito ativo, comunicativo, alegre, participativo e empenhado na realização das atividades. Os principais interesses das nossas crianças são: as histórias, o explorar o espaço exterior, a música, a dança e os jogos em grupo.

            Destacamos como pontos positivos no grupo, a entreajuda, o grande sentimento de partilha existente entre as crianças e o facto de estas terem liberdade para brincar pela sala escolhendo onde e com o quê.

Existe no grupo uma criança que é para nós um desafio uma vez que é libanês e começa agora a dizer algumas palavras em português (nomes dos colegas, cores, nomes de animais,…) por vezes torna-se difícil a comunicação mas, através de gestos ou imagens, conseguimos passar a mensagem e ele também comunica connosco e com o grupo dessa forma. Consideramos que se está a integrar muito bem, não se isola, está sempre a rir e a interagir com os colegas.

 

E o vosso grupo como é?

Continuação de bom trabalho.

Ana P. e Patrícia C.

 


tags: , ,

publicado por anapepolim às 16:04

De silva-santos a 4 de Dezembro de 2012 às 20:37
Olá meninas!



Acho que é essencial que as crianças tenham liberdade para brincar onde, como e com aquilo que quiserem. No CIAQ existe uma politica educativa muito boa nesse sentido e, tal como acontece na vossa sala, também com a educadora Eunice Bastos na sala 5 do CIAQ1 , as crianças brincam alegremente e constituem um grupo ativo , divertido e aberto a novos conhecimentos e aprendizagens.

A criança com quem têm a oportunidade de interagir deve sentir-se um pouco frustrada quando não consegue comunicar convosco, tal como deverá certamente acontecer quando querem comunicar com ele e verificam que ele não compreende a mensagem que querem passar. Contudo, penso que devem encarar esse desafio como uma descoberta, uma aprendizagem que deverá ser complexa e complicada para todos voc~es.


Espero que neste momento já consigam comunicar melhor com esse menino e que ele esteja verdadeiramente embrenhado no grupo.


Continuação de bom trabalho!


Beijinhos

Ana Cláudia


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários