Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 7 de Novembro de 2012
O nosso grupo

Olá meninas,

Como primeiro post, tal como as colegas Cátia e a Fátima, pensamos que seria interessante dar-vos a conhecer o nosso grupo de crianças assim como o contexto educativo no qual estamos inseridas, o Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ).

A nossa sala, da responsabilidade da educadora Celeste Sarabando, é constituída por 21 crianças (onze meninos e dez meninas) com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade.

O grupo é muito ativo, comunicativo, alegre, participativo e empenhado na realização das atividades. Os principais interesses das nossas crianças são: as histórias, o explorar o espaço exterior, a música, a dança e os jogos em grupo.

            Destacamos como pontos positivos no grupo, a entreajuda, o grande sentimento de partilha existente entre as crianças e o facto de estas terem liberdade para brincar pela sala escolhendo onde e com o quê.

Existe no grupo uma criança que é para nós um desafio uma vez que é libanês e começa agora a dizer algumas palavras em português (nomes dos colegas, cores, nomes de animais,…) por vezes torna-se difícil a comunicação mas, através de gestos ou imagens, conseguimos passar a mensagem e ele também comunica connosco e com o grupo dessa forma. Consideramos que se está a integrar muito bem, não se isola, está sempre a rir e a interagir com os colegas.

 

E o vosso grupo como é?

Continuação de bom trabalho.

Ana P. e Patrícia C.

 


tags: , ,

publicado por anapepolim às 16:04

De ana-pombeiro89 a 10 de Novembro de 2012 às 18:13
Olá meninas!

Gostei da caraterização que fizeram do vosso contexto porque apesar de sucinta, penso conter os aspetos essenciais. Focaram-se na descrição da composição do grupo, características, principais interesses e pontos positivos do grupo.
Penso que só está a faltar a caracterização da sala em termos de recursos e organização espacial ; )

Continuação de bom trabalho!

Beijinhos,
Ana Pombeiro


De anacarvalho a 21 de Novembro de 2012 às 16:24
Olá Ana
Em termos de recursos humanos, na nossa sala temos uma educadora e duas auxiliares de ação educativa.
Quanto à organização espacial e recursos físicos, a sala encontra-se dividida em cinco “cantinhos”, todos utilizados/procurados ao longo do dia pelas crianças. Consideramos importante referir que as crianças têm a liberdade de escolher o cantinho onde querem estar e trocar quando bem entenderem.
Os “cantinhos” são: o cantinho da casinha, o cantinho das histórias, o cantinho das artes plásticas, o cantinho dos jogos de mesa e o cantinho da manta.
O cantinho da casinha é composto por um fogão, uma banca, um frigorífico, uma mesa, cadeiras, acessórios de cozinha e ainda uma cama e roupas para as crianças brincarem ao faz de conta.
O cantinho das histórias dispõe de diversas obras sobre temáticas variadas.
O cantinho das artes plásticas é constituído por folhas, tesouras, marcadores, lápis de cera, lápis de cor e afias, materiais que estão ao alcance das crianças para estas os utilizarem sem ser necessário solicitar a ajuda de um adulto.
O cantinho dos jogos de mesa é formado por mesas e cadeiras e um móvel com puzzles e jogos de tabuleiro.
O cantinho da manta é formado por uma manta tipo puzzle em esponja e almofadas. Este espaço tem ainda outra utilidade: os jogos de construção como os legos.
Relativamente ao espaço exterior da instituição, este possui materiais para as crianças brincarem, sendo composto por infraestruturas próprias de parques infantis (pequena parede de escalada, escorrega, cavalinho,…).

Continuação de bom trabalho!

Ana Carvalho e Ana Pepolim


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários