Quarta-feira, 7 de Novembro de 2012
Olá meninas,
Como primeiro post, tal como as colegas Cátia e a Fátima, pensamos que seria interessante dar-vos a conhecer o nosso grupo de crianças assim como o contexto educativo no qual estamos inseridas, o Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ).
A nossa sala, da responsabilidade da educadora Celeste Sarabando, é constituída por 21 crianças (onze meninos e dez meninas) com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade.
O grupo é muito ativo, comunicativo, alegre, participativo e empenhado na realização das atividades. Os principais interesses das nossas crianças são: as histórias, o explorar o espaço exterior, a música, a dança e os jogos em grupo.
Destacamos como pontos positivos no grupo, a entreajuda, o grande sentimento de partilha existente entre as crianças e o facto de estas terem liberdade para brincar pela sala escolhendo onde e com o quê.
Existe no grupo uma criança que é para nós um desafio uma vez que é libanês e começa agora a dizer algumas palavras em português (nomes dos colegas, cores, nomes de animais,…) por vezes torna-se difícil a comunicação mas, através de gestos ou imagens, conseguimos passar a mensagem e ele também comunica connosco e com o grupo dessa forma. Consideramos que se está a integrar muito bem, não se isola, está sempre a rir e a interagir com os colegas.
E o vosso grupo como é?
Continuação de bom trabalho.
Ana P. e Patrícia C.
Olá meninas!
Gostei da caraterização que fizeram do vosso contexto porque apesar de sucinta, penso conter os aspetos essenciais. Focaram-se na descrição da composição do grupo, características, principais interesses e pontos positivos do grupo.
Penso que só está a faltar a caracterização da sala em termos de recursos e organização espacial ; )
Continuação de bom trabalho!
Beijinhos,
Ana Pombeiro
Olá Ana
Em termos de recursos humanos, na nossa sala temos uma educadora e duas auxiliares de ação educativa.
Quanto à organização espacial e recursos físicos, a sala encontra-se dividida em cinco “cantinhos”, todos utilizados/procurados ao longo do dia pelas crianças. Consideramos importante referir que as crianças têm a liberdade de escolher o cantinho onde querem estar e trocar quando bem entenderem.
Os “cantinhos” são: o cantinho da casinha, o cantinho das histórias, o cantinho das artes plásticas, o cantinho dos jogos de mesa e o cantinho da manta.
O cantinho da casinha é composto por um fogão, uma banca, um frigorífico, uma mesa, cadeiras, acessórios de cozinha e ainda uma cama e roupas para as crianças brincarem ao faz de conta.
O cantinho das histórias dispõe de diversas obras sobre temáticas variadas.
O cantinho das artes plásticas é constituído por folhas, tesouras, marcadores, lápis de cera, lápis de cor e afias, materiais que estão ao alcance das crianças para estas os utilizarem sem ser necessário solicitar a ajuda de um adulto.
O cantinho dos jogos de mesa é formado por mesas e cadeiras e um móvel com puzzles e jogos de tabuleiro.
O cantinho da manta é formado por uma manta tipo puzzle em esponja e almofadas. Este espaço tem ainda outra utilidade: os jogos de construção como os legos.
Relativamente ao espaço exterior da instituição, este possui materiais para as crianças brincarem, sendo composto por infraestruturas próprias de parques infantis (pequena parede de escalada, escorrega, cavalinho,…).
Continuação de bom trabalho!
Ana Carvalho e Ana Pepolim
Comentar: