Quarta-feira, 7 de Novembro de 2012
Olá meninas,
Como primeiro post, tal como as colegas Cátia e a Fátima, pensamos que seria interessante dar-vos a conhecer o nosso grupo de crianças assim como o contexto educativo no qual estamos inseridas, o Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ).
A nossa sala, da responsabilidade da educadora Celeste Sarabando, é constituída por 21 crianças (onze meninos e dez meninas) com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade.
O grupo é muito ativo, comunicativo, alegre, participativo e empenhado na realização das atividades. Os principais interesses das nossas crianças são: as histórias, o explorar o espaço exterior, a música, a dança e os jogos em grupo.
Destacamos como pontos positivos no grupo, a entreajuda, o grande sentimento de partilha existente entre as crianças e o facto de estas terem liberdade para brincar pela sala escolhendo onde e com o quê.
Existe no grupo uma criança que é para nós um desafio uma vez que é libanês e começa agora a dizer algumas palavras em português (nomes dos colegas, cores, nomes de animais,…) por vezes torna-se difícil a comunicação mas, através de gestos ou imagens, conseguimos passar a mensagem e ele também comunica connosco e com o grupo dessa forma. Consideramos que se está a integrar muito bem, não se isola, está sempre a rir e a interagir com os colegas.
E o vosso grupo como é?
Continuação de bom trabalho.
Ana P. e Patrícia C.
Acho que podiam fazer algo quase ao "contrário" e fazer com que essa criança libanesa falasse do seu país e pudesse ensinar algumas palavras às outras crianças. Essa atividade até podia ser feita com a ajuda dos seus pais ou de algum familiar que pudesse ir fazendo algumas traduções. Os grupos que trabalharam a diversidade linguística poderão sempre ajudar-vos ;)
A diversidade é sempre positiva. Bom trabalho,
Filips
Olá Filipa!
A tua sugestão é interessante e já nos tinha surgido a mesma ideia! O “problema” é como explicar a uma criança de 4 anos, em árabe, que fale do seu país e que ensine algumas palavras às outras crianças.
Importa referir que esta criança está inscrita no regime de vagas temporárias e, desta forma, não sabemos quanto tempo vai frequentar o CIAQ .
Os pais, não falam português só inglês e com bastante dificuldade sendo difícil o envolvimento com as crianças, visto que o é com os adultos do contexto.
Já reparamos que quando estamos a “ensinar” uma nova palavra, por vezes, ele repete e fala em árabe, julgamos que também nos está a ensinar como se diz na sua língua. =)
O menino começou agora a dizer algumas palavras em português (cores, bom-dia, obrigado, nomes das crianças e dos adultos na sala, nomes de animais,…) e temos aproveitado a sua vontade de aprender para o ajudar na descoberta da língua portuguesa.
O que nos interessa fundamentalmente é o seu bem estar e quanto a isso podemos afirmar que está feliz, que está integrado no grupo e nunca teve problemas em se envolver com as crianças e adultos da sala.
Beijinho
Ana Carvalho e Ana Pepolim
Comentar: