Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 6 de Novembro de 2012
Organização e Gestão da sala do Jardim de Infância

 Boa tarde a todos!

Encontramo-nos a desenvolver a nossa prática pedagógica num jardim de infância do Agrupamento de Escolas de São Bernardo. O grupo tem 23 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos.

O eixo estruturador dos nossos projetos de SIE é a Organização e Gestão do processo de ensino e de aprendizagem. O processo de organização e gestão do ensino e da aprendizagem envolve três etapas essenciais: a planificação, a implementação e a avaliação. Importa que o profissional de educação seja capaz de conceber estratégias de ensino de qualidade adequadas à diversidade de crianças e às necessidades do contexto educativo (Despacho n.º 16034 de 22 de Outubro de 2010, Padrões de Desempenho Docente) criando as condições necessárias ao desenvolvimento de aprendizagens significativas (Santos, 2007, p.7; Shulman, 1987, citado por Roldão, 2009).

Como tal, gostaríamos de partilhar convosco a realidade do nosso contexto de intervenção tendo em consideração estes aspetos.

 

 

Figura 1 - Planta da sala organizado por diversas áreas

 

 

 

Figura 2 - Mapa das presenças

 

Figura 3 - Lagartinha do Computador

 

 

 

Bom trabalho

Beijos

Sónia e Cristiana

 


tags: , , , ,

publicado por soniamaia às 18:18

De sara-alves a 18 de Novembro de 2012 às 22:41
Olá Sónia e Cristiana!
Achei que o vosso post foi bem conseguido pois, pelo menos a mim, permitiu-me ter uma ideia do espaço e ir fazendo uma comparação com a sala de atividades do Jardim de Infância onde estou a estagiar.

Fiquei com uma dúvida. Relativamente aos cartões que as crianças têm, elas andam sempre com eles? Os momentos em que mudam os cartões de sitio não se tornam caóticos? Não haverá outra estratégia melhor? No "meu" Jardim de Infância cada área tem também um cartaz com o número total de crianças que aí podem estar em atividade e, quando é o momento de se distribuirem pelos cantinhos, eles próprios já sabem quantas crianças podem estar em cada um. Isto verifica-se, e não há necessidade de colocarem cartazes com os seus nomes, porque a decisão do número de crianças por área foi um assunto que as próprias crianças decidiram e foram negociando entre si, pois sentiram necessidade em fazê-lo. Na vossa sala foi realizado da mesma forma?Ou foi imposto às crianças?

No que diz respeito ao comentário da Ana Afonso fiquei curiosa relativamente à parte em que vos pede que dêem informações sobre o espaço exterior. Esta parte foi a que me chamou mais a atenção pois faz parte do meu projeto de investigação, assim sendo gostaria de saber um pouco mais sobre ela.


Continuação de bom trabalho!
Ficarei à espera de novas informações. :)

Beijinhos
Sara


De soniamaia a 20 de Novembro de 2012 às 18:46
Olá Sara.

Respondendo às tuas questões, as crianças não andam sempre com os cartões, estes são utilizados quando as crianças vão brincar pelas áreas. Para além disto, como já havia sido referido em cada área há um número restrito de cabides que indica a quantidade de crianças que podem permanecer ao mesmo tempo em cada área. Quando as crianças querem mudar de área apenas têm de pegar no seu cartão e colocá-lo em outra área, caso haja cabides livres. Através da observação dos cabides as crianças conseguem saber o número total de crianças/cartões que aí podem permanecer.

Esta estratégia foi combinada com as crianças e estas ambientaram-se rapidamente à mesma.

Relativamente ao espaço exterior este já foi referido num comentário anterior.

Bom trabalho
Sónia e Crisitiana


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários