Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 6 de Novembro de 2012
Organização e Gestão da sala do Jardim de Infância

 Boa tarde a todos!

Encontramo-nos a desenvolver a nossa prática pedagógica num jardim de infância do Agrupamento de Escolas de São Bernardo. O grupo tem 23 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos.

O eixo estruturador dos nossos projetos de SIE é a Organização e Gestão do processo de ensino e de aprendizagem. O processo de organização e gestão do ensino e da aprendizagem envolve três etapas essenciais: a planificação, a implementação e a avaliação. Importa que o profissional de educação seja capaz de conceber estratégias de ensino de qualidade adequadas à diversidade de crianças e às necessidades do contexto educativo (Despacho n.º 16034 de 22 de Outubro de 2010, Padrões de Desempenho Docente) criando as condições necessárias ao desenvolvimento de aprendizagens significativas (Santos, 2007, p.7; Shulman, 1987, citado por Roldão, 2009).

Como tal, gostaríamos de partilhar convosco a realidade do nosso contexto de intervenção tendo em consideração estes aspetos.

 

 

Figura 1 - Planta da sala organizado por diversas áreas

 

 

 

Figura 2 - Mapa das presenças

 

Figura 3 - Lagartinha do Computador

 

 

 

Bom trabalho

Beijos

Sónia e Cristiana

 


tags: , , , ,

publicado por soniamaia às 18:18

De ana-pombeiro89 a 10 de Novembro de 2012 às 18:02
Olá meninas!

A caraterização do vosso contexto educativo está bastante interessante e, do meu ponto de vista, foi uma ótima ideia terem elaborado a vossa descrição do contexto tendo em conta o eixo estruturador dos vossos projetos.
Na descrição da organização espacial da sala do JI referem que as diversas áreas foram criadas de acordo com os interesses das crianças. Além disso, reparei que a vossa sala tem mais áreas do que a maioria das salas de JI por onde passei.

Penso que poderiam acrescentar algo relativo à caracterização do grupo de crianças em si.
É um grupo barulhento? Interessado?


Continuação de bom trabalho

Beijinhos,
Ana Pombeiro


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários