Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 6 de Novembro de 2012
PPS - Situação constrangedora!

Olá a todas.

No nosso contexto de prática pedagógica, ontem surgiu-nos uma situação, a qual gostaríamos de partilhar com vocês e ouvir as vossas opiniões.

Numa lógica de introdução do nosso projeto de seminário apresentámos às crianças uma menina com uma fotogria real, mas com um nome por nós (estagiárias) inventado que, por sua vez, seria amiga de uma lagartinha apresentada já no início do estágio (nossa mascote).

Neste sentido, a menina amiga da lagartinha, como mora em África comunica com a sua amiga enviando-lhe algumas histórias e canções para ela apresentar às crianças.

Mas, acontece que, uma criança nos questionou se a menina apresentada existia mesmo e se se chamava Handa, visto que a lagartinha é um boneco e nunca poderia falar com a menina.

Perante isto, ficámos na dúvida se deveríamos manter a versão imaginária e insistir na ideia apresentada, indo até ao encontro dos amigos imaginários que muitas crianças criam, ou se contaríamos a "verdade" e acabássemos com a  ideia da amizade entre ambas.

 

Como reagiriam vocês?

O que seria mais adequado?

 

Contamos com a vossa opinião.

Boa semana,

Cláudia e Sara :)



publicado por claudia-rosa às 16:50

De anagama a 8 de Novembro de 2012 às 14:35
Boa tarde,
Após a leitura do vosso post e dos comentários gostaríamos de expressar a nossa opinião, esperando que sirva de ajuda.
Concordamos com a solução apresentada pela Alexandra, pois se a menina demonstrou a capacidade de identificar que algo não batia certo, não devem continuar a ocultar a verdade. Se queremos incutir nas crianças a sinceridade e que a verdade deve ser sempre dita, esse princípio deve partir também de nós. Achamos que devem explicar a situação a todo o grupo. Contudo, para não anularem o pensamento imaginário das crianças com esta verdade poderiam criar outra situação que o potenciasse, como por exemplo, pegarem nos elementos desta situação (a menina que vive em África, a lagarta) e pedirem-lhes que criem uma história com estes aspetos (o que é que a menina e lagarta poderiam fazer para se encontrarem).
Depois de terem contado a verdade sobre esta situação às crianças poderiam pedir-lhes opiniões para a resolver. Por exemplo, se elas queriam continuar com o sistema de contextualização de histórias e músicas com a menina e a lagarta ou não. Em caso positivo, levá-los-iam a pensar sobre se seria correto ou não continuarem com a imagem real da menina ou se seria melhor um desenho de uma menina.
Nós compreendemos o vosso sentimento de constrangimento. Foi um momento e comentário inesperado e possivelmente que vocês não teriam pensado que poderia surgir e por isso sentiram-se um pouco constrangidas sem saber como agir. Somos pessoas diferentes, com experiências diferentes e por isso reagimos e sentimos as mesmas situações de diversas formas. Se calhar, para outras colegas, a situação não seria tão constrangedora como vocês a sentiram, mas é com este tipo de situações que vamos evoluindo e ganhando “estofo”. Neste sentido, gostaríamos de saber o que disseram à menina naquele momento.
bjnhs
Margarida e Lisete


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários