Comunidades online vs papel dos professores
A aprendizagem e o ensino num ambiente online é, em muitos aspetos, semelhante ao ensino e a aprendizagem noutro qualquer contexto educativo formal: as necessidades dos aprendentes são avaliadas; o conteúdo é negociado ou estabelecido; as atividades de aprendizagem são orquestradas; e a aprendizagem é avaliada. Anderson (2004)
Tendo isto em linha de conta Anderson e outros autores defendem que uma verdadeira comunidade virtual tem de ter presentes três componentes principais: a presença cognitiva, a presença social e a presença de ensino.
A presença cognitiva é necessária uma vez que a aprendizagem real só se verifica se essa aprendizagem ocorrer num ambiente que apoie e desenvolva o pensamento crítico do aprendente.
Relativamente à presença social esta ocorre quando o ambiente criado na comunidade é um ambiente seguro e onde os participantes se sentam à vontade para comentar e partilhar as suas discordâncias, pensamentos ou ideias.
E por fim temos a presença de ensino, onde entra o nosso tema de pesquisa, o papel dos professores nas comunidades online.
Para que ocorra efetivamente ensino numa comunidade online, o professor primeiramente tem de desempenhar três papéis importantes:
- o papel da conceção e organização das experiencias de aprendizagem que se pretendem alcançar;
- o papel de conceber e implementar atividades que incentivem discussões entre os vários participantes da comunidade
- ser mais que um moderador de experiencias, contribuindo com as suas experiencias em determinados conteúdos.
É através destas atividades que o professor tem a oportunidade de afirmar a sua presença na comunidade.
Uma vantagem de se trabalhar através de uma comunidade online, é a possibilidade de flexibilização do tempo, e ainda a possibilidade de rever e adaptar os conteúdos trabalhados às necessidades dos alunos (o que não se pode verificar tão facilmente noutros métodos de ensino).
Apesar de toda esta flexibilização o professor não deve descorar a sua função de motivar, orientar e apoiar a aprendizagem dos alunos. Estas funções implicam que o docente seja capaz de criar diversas atividades que incentivem o estudo independente, que vá fornecendo frequentemente diversas formas de avaliação formativa e ainda que seja capaz de ir respondendo às necessidades e aspirações dos alunos dando o seu feedback.
O professor tem ainda o papel de criar e recriar materiais, que deve ir colocando à disposição dos participantes, e ainda tem a seu cargo facilitar o discurso, ou seja, o professor deve de criar um ambiente de confiança e segurança dentro da comunidade de forma os alunos se sentirem completamente à vontade para irem colocando os seus pontos de vista e os seus comentários.
Cláudia Marques e Liliana
Bibliografia:
Anderson, Terry (2004) - "O Processo de Ensino num Contexto de Aprendizagem Online".