Quarta-feira, 31 de Outubro de 2012
Gestão de Comunidades de Aprendizagem Online
Relativamente à gestão das comunidades de aprendizagem online e tendo por base as leituras realizadas em torno disto, considera-se que estas comunidades têm como finalidade a aprendizagem de uma forma construtiva, isto é, todos os membros envolvidos partilham os seus conhecimentos, formando-se ao mesmo tempo que se enriquecem pessoalmente. Neste sentido, é através da interação que o sujeito vai procedendo à internalização de conhecimentos, papéis e funções sociais, num processo de transição entre o plano social (interpessoal) e o plano individual (intrapessoal), do qual resulta a construção de novos esquemas mentais. (Afonso, 2009: 16)
Assim, à medida que os membros se vão juntando, desenvolvem uma cultura que promove a construção partilhada do conhecimento, recolhendo os benefícios do relacionamento com os seus pares, tornando-se cada vez mais ligados aos outros através das comunidades virtuais. (Afonso, 2009: 64)
Contudo e apesar da comunidade ser composta por vários membros e todos eles desempenharem um papel ativo, poderá existir um líder, tornando-se este o responsável pela gestão e organização do grupo, orientando os intervenientes no percurso definido. Nesta lógica, a liderança pode ser encarada como a capacidade de um ou mais indivíduos de uma organização, comunidade ou da própria sociedade orientar os restantes intervenientes no percurso desejado, a fim de se atingir um objetivo, manter um espaço aberto e permanente de debate e reflexão ou, por exemplo, elaborar um trabalho em conjunto. (Miranda & Osório, s/d: 2)
Já no que diz respeito à dinâmica do trabalho realizado por uma determinada comunidade de aprendizagem online, esta pode realizada através do planeamento, propondo-se uma distribuição planeada das aprendizagens e/ou atividades, ou através de momentos vividos no dia-a-dia em que se torna necessário um aprofundamento da situação em questão. Assim, o desafio está em permitir que o planeamento integre a emergência, tornando-a numa oportunidade. (Afonso, 2009: 81)
Cláudia Rosa e Sara Neves
Referências bibliográficas:
· Miranda, M. & Osório, J. (s/d). Liderança em Comunidades de Prática Online – Estratégias e Dinâmicas na @rcaComum. Braga: Universidade do Minho – Instituto de Estudos da Criança;
· Afonso, A. (2009). A gestão das Comunidades de Aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem. (Um estudo de caso). Coimbra: Universidade de Coimbra.
Olá meninas =)
Gostei muito do vosso post, até porque me deixou a refletir sobre o nosso tema (meu e da Sara), o trabalho colaborativo.
Julgo que o que escrevem evidencia a importância da colaboração para a existência de comunidades de aprendizagem online, e penso que é importante isso ficar claro, porque o que pretendemos é que esta também se torne uma comunidade de verdadeira aprendizagem.
Mas penso que ainda não é clara a distinção "colaboração vs cooperação". Quando referem a possibilidade de existir um líder que orienta os outros intervenientes, eu tento transpor para este contexto do nosso blog.
Quem é o nosso líder? A professora, com certeza.
Mas essa liderança é uma orientação unilateral, em que nós fazemos aquilo que é definido pelo líder (pela professora)? Ou será mais uma orientação que nos leva a questionar-mo-nos e a aprofundarmos as reflexões que fazemos?
O trabalho colaborativo caracteriza-se por uma base de igualdade entre todos os intervenientes, e eu julgo que temos sido todas nós, em colaboração, partilhando ideias e experiências, que temos estado a construir este espacinho, tentando que ele se torne um pequeno ninho de conhecimento.
E onde está a liderança? Penso que a líder (podendo se-lo a professora) se mantêm no mesmo patamar que nós (apesar, claro, de nos dar dicas e comentários por vezes mais aprofundados do que os nossos), daí a colaboração que existe entre nós.
Como disse, gostei do vosso post! Gosto daquilo que me faz refletir. E pretendia deixar-vos também a refletir sobre esta questão, pelo que achei que faria mais sentido tentando aplicar a teoria à nossa própria realidade.
Entretanto, eu e a Sara tentaremos postar algo que seja mais esclarecedor nesta questão da "colaboração vs cooperação", pois acho que não ficou claro no nosso post sobre o assunto.
Continuação de bom trabalho,
Joana =)
Na verdade, as comunidades de aprendizagem online, caracterizam-se também pela sua diferença e nesse sentido, cada uma deve ter características muito específicas. No nosso caso, e concordando com a tua reflexão, achamos que realmente estamos todas a desenvolver um trabalho colaborativo no nosso blogue, não se destacando no mesmo o papel de um possível líder. Claro que ele existe, no entanto também tem papéis diferentes em cada contexto que se insere.
Quanto à distinção entre "colaboração vs cooperação", no nosso entender, a colaboração é vista mais no sentido de um individuo colaborar em algum com o objetivo de ajudar o outro, mas sem ter que interferir no próprio trabalho que está a ser desenvolvido, enquanto que a cooperação já implica esta ajuda a desenvolver um trabalho para o mesmo fim. Transpondo isto para a realidade que estamos a viver a partir do momento que começámos a estagiar, como díade, desenvolvemos sempre um trabalho colaborativo, no sentido de pedir opiniões, planificarmos e refletirmos juntas, e cooperativo, na medida em que dividimos tarefas, fazendo sempre os trabalhos em conjunto, com o mesmo objetivo.
Contudo, não sabemos se este nosso pensamento está correto e também iremos tentar aprofundar os nossos conhecimentos sobre o mesmo. Apesar disso, achámos importante deixar o nosso parecer ;)
Obrigada pelos comentários*
Até à próxima.
Cláudia e Sara
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