Gestão de Comunidades de Aprendizagem Online
Relativamente à gestão das comunidades de aprendizagem online e tendo por base as leituras realizadas em torno disto, considera-se que estas comunidades têm como finalidade a aprendizagem de uma forma construtiva, isto é, todos os membros envolvidos partilham os seus conhecimentos, formando-se ao mesmo tempo que se enriquecem pessoalmente. Neste sentido, é através da interação que o sujeito vai procedendo à internalização de conhecimentos, papéis e funções sociais, num processo de transição entre o plano social (interpessoal) e o plano individual (intrapessoal), do qual resulta a construção de novos esquemas mentais. (Afonso, 2009: 16)
Assim, à medida que os membros se vão juntando, desenvolvem uma cultura que promove a construção partilhada do conhecimento, recolhendo os benefícios do relacionamento com os seus pares, tornando-se cada vez mais ligados aos outros através das comunidades virtuais. (Afonso, 2009: 64)
Contudo e apesar da comunidade ser composta por vários membros e todos eles desempenharem um papel ativo, poderá existir um líder, tornando-se este o responsável pela gestão e organização do grupo, orientando os intervenientes no percurso definido. Nesta lógica, a liderança pode ser encarada como a capacidade de um ou mais indivíduos de uma organização, comunidade ou da própria sociedade orientar os restantes intervenientes no percurso desejado, a fim de se atingir um objetivo, manter um espaço aberto e permanente de debate e reflexão ou, por exemplo, elaborar um trabalho em conjunto. (Miranda & Osório, s/d: 2)
Já no que diz respeito à dinâmica do trabalho realizado por uma determinada comunidade de aprendizagem online, esta pode realizada através do planeamento, propondo-se uma distribuição planeada das aprendizagens e/ou atividades, ou através de momentos vividos no dia-a-dia em que se torna necessário um aprofundamento da situação em questão. Assim, o desafio está em permitir que o planeamento integre a emergência, tornando-a numa oportunidade. (Afonso, 2009: 81)
Cláudia Rosa e Sara Neves
Referências bibliográficas:
· Miranda, M. & Osório, J. (s/d). Liderança em Comunidades de Prática Online – Estratégias e Dinâmicas na @rcaComum. Braga: Universidade do Minho – Instituto de Estudos da Criança;
· Afonso, A. (2009). A gestão das Comunidades de Aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem. (Um estudo de caso). Coimbra: Universidade de Coimbra.