Olá meninas,
Como primeiro post neste blog pensámos que seria relevante dar-vos a conhecer a turma com que temos tido oportunidade de contactar.
A sala onde nos encontramos é da responsabilidade da docente Maria de Lurdes Morais Duarte Pereira.
A turma é composta por dezassete alunos, com idades compreendidas entre os oito e os dez anos. Consideramos importante referir também que um dos alunos da turma tem Necessidades Educativas Especiais, sendo acompanhado às segundas-feiras e às quartas-feiras no período da manhã por uma Professora de apoio, e um aluno com hiperatividade.
No que concerne ao desenvolvimento cognitivo do grupo em geral verifica-se um certo desfasamento de alguns elementos relativamente ao ano escolar em que se encontram, sendo necessário um apoio individualizado em alguns casos. Deste modo, é de salientar que dois alunos beneficiam de um plano de acompanhamento individualizado, em que podem usufruir de uma consolidação de conhecimentos de acordo com o seu ritmo de desenvolvimento.
De um modo geral, na turma vive-se um clima de bem-estar, segurança e um envolvimento ativo em ações conjuntas que possam surgir sem um olhar atento de um adulto, como é o caso de em situações de recreio, se algum problema surgir, a entreajuda verifica-se entre os colegas de turma, bem como, colegas da escola.
Dentro de sala de aula, a professora da sala comentou que o comportamento desta turma está muito diferente desde o ano letivo passado. Inicialmente a turma era bastante irrequieta, não cumpriam muito bem as regras de comportamento de sala de aula e facilmente se distraíam. Nesta fase, as regras de sala de aula já estão mais interiorizadas, e a turma de uma forma geral respeitam-nas contudo existem momentos menos positivos, por exemplo o esperar pela sua vez de falar e intervir positivamente e de acordo com o que está em curso nem sempre acontece.
O grupo demonstra um sentido de pertença bastante positivo, pois conhecem o seu espaço e também, a boa organização da sala facilita a circulação, sem haver conflito. Na relação com a docente, os alunos transmitem um sentimento de segurança, confiança, respeito e companheirismo, sendo que recorrem a esta sempre que necessitam.
Bom trabalho para todas!!!!
Cátia e Fátima J