Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 31 de Outubro de 2012
A nossa turma!

Olá meninas,

Como primeiro post neste blog pensámos que seria relevante dar-vos a conhecer a turma com que temos tido oportunidade de contactar.

 

 

 

A sala onde nos encontramos é da responsabilidade da docente Maria de Lurdes Morais Duarte Pereira.

A turma é composta por dezassete alunos, com idades compreendidas entre os oito e os dez anos. Consideramos importante referir também que um dos alunos da turma tem Necessidades Educativas Especiais, sendo acompanhado às segundas-feiras e às quartas-feiras no período da manhã por uma Professora de apoio, e um aluno com hiperatividade.

            No que concerne ao desenvolvimento cognitivo do grupo em geral verifica-se um certo desfasamento de alguns elementos relativamente ao ano escolar em que se encontram, sendo necessário um apoio individualizado em alguns casos. Deste modo, é de salientar que dois alunos beneficiam de um plano de acompanhamento individualizado, em que podem usufruir de uma consolidação de conhecimentos de acordo com o seu ritmo de desenvolvimento.      

De um modo geral, na turma vive-se um clima de bem-estar, segurança e um envolvimento ativo em ações conjuntas que possam surgir sem um olhar atento de um adulto, como é o caso de em situações de recreio, se algum problema surgir, a entreajuda verifica-se entre os colegas de turma, bem como, colegas da escola.

Dentro de sala de aula, a professora da sala comentou que o comportamento desta turma está muito diferente desde o ano letivo passado. Inicialmente a turma era bastante irrequieta, não cumpriam muito bem as regras de comportamento de sala de aula e facilmente se distraíam. Nesta fase, as regras de sala de aula já estão mais interiorizadas, e a turma de uma forma geral respeitam-nas contudo existem momentos menos positivos, por exemplo o esperar pela sua vez de falar e intervir positivamente e de acordo com o que está em curso nem sempre acontece.

 O grupo demonstra um sentido de pertença bastante positivo, pois conhecem o seu espaço e também, a boa organização da sala facilita a circulação, sem haver conflito. Na relação com a docente, os alunos transmitem um sentimento de segurança, confiança, respeito e companheirismo, sendo que recorrem a esta sempre que necessitam. 

 

Bom trabalho para todas!!!!

Cátia e Fátima J



tags: , ,

publicado por catiaduarte às 16:37

De sara-alves a 4 de Novembro de 2012 às 23:32
Gostei deste vosso primeiro Post fizeram uma boa caracterização da turma mas penso que poderiam ter referido onde se localiza esta escola assim como do ano de escolaridade, pois como referem idades tão dispares numa mesma sala ficamos sem perceber qual é o ano. ;)

Fizeram muito bem em dar um exemplo quando se referiam ao ambiente de segurança e de envolvimento ativo que se vive entre as crianças da turma, assim é-nos mais fácil de perceber a que se referiam.

Quando referem que a professora diz que a turma está diferente do ano letivo anterior fiquei curiosa para saber se esta turma só está formada à um ano ou se desde o início da escolaridade obrigatória. Relativamente às regras da sala, por acaso não nos sabem dizer se estas foram impostas pela docente ou se foram negociadas/construídas devido à necessidade sentida pelas próprias crianças?

Gostaria, por último,de saber se é realizado o mesmo tipo de atividades para a criança que tem Necessidades Educativas Especiais (NEE) e para a restante turma? Ou se há alguma distinção? Já agora esta criança foi indicada como tendo NEE por que motivo? Défice de atenção? Ou outro?

Continuação de bom trabalho meninas! :)
Sara Alves


De Cátia a 5 de Novembro de 2012 às 00:06
Olá Sara,

Antes de mais muito obrigada pelas tuas dicas e comentários, assim é mais fácil a nossa interação e a perceção de todos os pormenores vividos na prática pedagógica de cada grupo.

Então comecemos por dizer que a turma frequenta o 4º ano de escolaridade, a turma foi formada desde o 1º ano porém mudou de professor no 3º ano. Sendo a Prof.ª Lurdes (que atualmente nos acompanha) professora desta turma desde o ano passado, daí referir que de um ano para o outro houveram mudanças.

Relativamente às regras da sala penso que foram implementadas de acordo com as necessidades sentidas pelas crianças, contudo iremos perguntar à docente para confirmar que assim foi.

Quanto às Necessidades educativas especiais a criança tem atividades diferentes da restante turma mas não é colocada de parte, sendo que está inserida no contexto de turma e participa em algumas atividades que são propostas em grande grupo. Foi indicada como NEE por ter um valor de Q.I. inferior à media para a sua faixa etária. Importante será dizer também que ainda temos um aluno com hiperatividade e défice de atenção.

Espero ter esclarecido as dúvidas, mas qualquer coisa não hesites...não hesitem :)

Cátia Duarte


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários