Em relação à publicação da Dominique e da Ana, julgo que realmente é clara quanto à noção de comunidade virtual de aprendizagem. Para além disso, penso também que é muito importante terem referido as diferentes designações que se lhe atribuem (apesar de não se estenderem muito na clarificação dessas designações), pois assim temos outra capacidade de nos situarmos no tema, seja qual for o termo que nos apareça.
Também concordo que podiam falar um pouco sobre o processo de pesquisa e de leitura que utilizaram, até para partilharem as dificuldades sentidas nesse processo. Não importa apenas o resultado obtido, acredito que importa ainda mais o processo que conduziu a esse resultado. E julgo que este aspecto é importante para todas.
Em suma, parabéns e continuação de bom trabalho =)
Em relação à publicação da Sónia e da Cristiana, gosto particularmente do facto de referirem a educação como uma responsabilidade de todos. Penso que faz todo o sentido falarmos nessa aldeia global, cada vez mais sentido perante a crise que vivemos, que é muito mais do que económica, uma verdadeira crise de valores. E se é grande a responsabilidade de todos, a nossa (futuros educadores e professores) é ainda maior. Deixo no ar a questão: não será a educação, e o contributo de cada uma de nós para a mesma, uma forma de contornar esta crise de valores?
Julgo que o vosso artigo vem enriquecer o que diziam a Dominique e a Ana. Para além disso levantam a pontinha do véu em relação ao nosso tema (Joana e Sara), o trabalho colaborativo. Referem o termo colaboração e o termo cooperação. Eu coloco então a questão, será colaboração o mesmo que cooperação? Estarão relacionados?
Mas atenção, eu e a Sara estamos a preparar a nossa primeira publicação, onde pretendemos dar resposta a esta questão e ainda falar um pouco sobre a questão do conhecimento.
Por isso, não percam o próximo episódio, porque nós, também não! =P
Joana