O termo comunidade de aprendizagem é usado variadamente na literatura, muitas vezes sem definição explícita. Este termo tornou-se uma palavra corrente aplicada a quase qualquer grupo educacional ou de trabalho, especialmente no que diz respeito a comunidades online [MISANCHUK E DUEBER, s/d].
Na literatura podem distinguir-se dois grupos principais de definições. Um primeiro, focalizado nas estruturas curriculares (estruturas inanimadas) como meios de desenvolver aprendizagens mais aprofundadas de conteúdos curriculares predeterminados. E um segundo, centrado no elemento humano das comunidades e nos benefícios resultantes das sinergias criadas entre indivíduos com interesses comuns, usando explicitamente a aprendizagem como meio de promover a coesão social, regeneração e desenvolvimento económico que envolve todas as partes da comunidade [KILPATRICK, BARRET e JONES, 2003].
Definição operatória de Comunidade de Aprendizagem (CA)
“Uma comunidade de aprendizagem é um ambiente social, cultural, intelectual e psicológico que promove e sustenta a aprendizagem enquanto processo social, baseado na partilha de recursos e construção solidária de saberes, formado por um conjunto de pessoas em interacção animadas de um comprometimento mútuo, de um sentimento de pertença e identidade.”
(Esta definição resulta da revisão de literatura, e posterior reflexão, efectuada pelos investigadores no âmbito do projecto TEIA (Universidade Aberta)
Bibliografia
- MISANCHUK, Melanie, DUEBER, Bill (s/d) “Formation of Community in a Distance Education Program”, Bloomington, Department of Instructional Systems Technology, Indiana University (http://billdueber.com/Misanchuk_Dueber_A
- KILPATRICK, Sue, BARRETT, Margaret, JONES, Tammy (2003) “Defining Learning Communities”, Educational Research, Risks and Dilemmas, New Zealand, Australian Association for Education Research Conference, Auckland (29 Nov. - 3 Dec.) (http://www.aare.edu.au/03pap/jon03441.pd