Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 30 de Outubro de 2012
Caraterização do contexto educativo _ Ana Gomes e Inês Silva

Neste primeiro post pretendemos realçar a importância de caraterizar o contexto educativo de forma a facilitar a compreensão de futuras partilhas e trocas de ideias/ experiências.

A instituição em causa é publica e o grupo de 24 crianças  de idade pré-escolar que frequenta a única sala do estabelecimento,  encontra-se na faixa etária dos 2 aos 6 anos de idade.

Gráfico de idades:

Este Jardim de Infância situa-se num meio misto, entre o urbano e o rural. A população residente, na sua grande maioria trabalha no centro da cidade ou em locais mais afastados, o que faz com que este lugar sirva de dormitório para muitas famílias. As crianças revelam-se participativas, empenhadas, autónomas e com um elevado espírito de interajuda. A Educadora mostra um grande respeito pelas crianças, preocupando-se com as caraterísticas individuais de cada criança, estimulando e promovendo o bem-estar geral.  A planificação diária resulta do diálogo entre as crianças e o educador, o que revela a importância dada ao trabalho colaborativo (criança-educador).

 


tags: ,

publicado por inessilva às 19:19

8

De mjoao a 30 de Outubro de 2012 às 19:58
Boa!!! Já temos um "modelo" para a caracterização dos contextos educativos, neste caso o da Inês Silva (a colega de dupla já fez a PP). Pensam que o que as colegas referem é suficiente? Que sugestões fazem?


De coutinho-pereira a 2 de Novembro de 2012 às 12:56
Gostei do gráfico, torna-se direto, de leitura rápida e fácil.
Penso que teria sido importante identificarem o local onde estão (o nome da freguesia), para que a mensagem fosse mais clara quando caracterizam esse local.
E uma vez que as crianças, pelo menos na minha conceção, são o centro e a origem da ação, deixo a questão: o que gostam mais de fazer?
Uma das coisas que eu e a Sara sentimos no nosso contexto é uma grande heterogeneidade nos interesses do grupo. Vocês sentem o mesmo? Que interesses têm as crianças?

Bom trabalho!
Joana


De amramos a 3 de Novembro de 2012 às 09:06
Olá Joana e Sara!
Eu e a Catarina sentimos exatamente o mesmo, no semestre passado, quando estivemos no vosso contexto.
De facto, a diversidade de interesses é muito grande e isso, para nós, tornou-se um desafio que esteve na base de muita pesquisa e observação, muito trabalho e muitas experiências que se tornaram bastante ricas, tanto para nós, como para as crianças.
Optámos por criar situações que fossem ao encontro desses interesses (percebemos que conseguíamos agrupar crianças com interesses comuns), ou seja, proporcionávamos diferentes atividades, que aconteciam ao mesmo tempo, onde as crianças estavam, se assim o entendessem. Eram atividades onde a interevenção do adulto procurava ser de apoio e não de "professor que ensina, que está acima da criança". Também fizemos alterações na sala. Por exemplo, sentíamos falta de uma zona de leitura. Num primeiro momento espalhámos livros na sala, para confirmar o interesse das crianças pelos livros e depois, num segundo momento, criámos uma área de leitura.
Também introduzimos recursos que potenciassem a colaboração entre as crianças (caixas de fruta, de cartão e lençóis, por exemplo), ou simplesmente os levassem a descobrir coisas novas em determinada área (a caixa dos primeiros socorros na área da casinha). Também realizámos atividades dirigidas, sendo que, por exemplo, a leitura de um livro era sempre para todos, mas outro tipo de atividades, como, por exemplo a pesquisa sobre os caracóis (que surgiu porque muitas crianças andavam a brincar no recreio com os caracóis da hortinha da escola) era dirigida a quem quisesse participar. Esses participantes, com o apoio de um adulto, observaram os caracóis com lupas, tiraram fotografias, pesquisaram na net e elaboraram um cartaz , que foi apresentado aos restantes coleguinhas ao fim do dia, no momento de reunião do grupo.
É um desafio muito bom, esse da heterogeneidade!
Bom trabalho!
Beijinho
Alexandra Ramos


De inessilva a 5 de Novembro de 2012 às 23:21
Resposta na Sara Alves


De sara-alves a 4 de Novembro de 2012 às 22:51
Acho que para primeiro Post fizeram muito bem em colocar uma breve caracterização sobre o contexto em que estão a desempenhar a vossa prática educativa (neste caso apenas o da Inês), pois poderá ser-nos útil para perceber determinados relatos que aqui partilhem. Apesar deste ponto positivo, concordo com o que a Joana referiu. Poderiam então ter mencionado o nome da freguesia ou local onde se insere o Jardim de Infância mas também, caso fosse possível, não só referir os interesses das crianças da sala mas também o ambiente familiar em que vivem, uma vez que nos permite perceber melhor a forma como uma criança reagiu a determinado acontecimento. Também poderiam ter feito um breve balanço das várias áreas disponíveis na sala de atividades.
Apenas como curiosidade e uma vez que a sala de atividades em questão tem crianças com 2 anos de idade, gostaria de saber se as mesmas têm a possibilidade de fazerem uma sesta e se têm local próprio para isso. Coloco esta questão porque na sala em que eu e a Joana estamos a estagiar não há esse hábito, apesar de se dar essa oportunidade quando as crianças demonstram essa necessidade, mas também porque, na minha opinião, quando nos referimos a locais que recebem crianças de tão tenra idade deveria fazer parte destes uma zona própria para que as crianças possam dormir se quiserem.


De inessilva a 5 de Novembro de 2012 às 23:19
Boa noite a todas! Antes de responder às questões gostava que agradecer os comentários construtivos que fizeram ao post . Relembro que numa breve caraterização existem sempre aspetos que poderiam ter sido mencionados mas optamos por ser o mais concisas possível. No entanto, penso que tal como foi referido, importa acrescentar que o Jardim de Infância está situado no lugar de Mataduços na freguesia de Esgueira e pertence ao Agrupamento de Escolas de Esgueira. Quanto aos interesses das crianças apesar de serem de idades dispares (2-6 anos), existe outra questão que tem muita influência, existem apenas 7 rapazes num grupo de 24 crianças. Tendencialmente as meninas mostram interesses por princesas e barbies , é frequente levarem coroas de princesas para brincarem na Jardim. Por outro lado os meninos gostam de brincar na área das construções (materiais de madeira, carros, pistas de comboio, etc.). Quando as crianças mostram algum interesse específico (por exemplo levantando questões sobre um determinado assunto/acontecimento), tentamos sempre "estender" o assunto ao grande grupo. Na maioria das vezes torna-se num assunto de interesse do grupo e não apenas de uma criança. No que respeita à distribuição pelas áreas, a única em que é mais frequente observar meninos e meninas a brincar em conjunto é na área da casinha. A sala encontra-se dividida por áreas: - área da reunião de grande grupo (onde as crianças procedem ao registo nos quadros de sala e planificam o dia); área do “faz de conta”(divide-se em três espaços. construções, barbies e quadro de lousa); área do computador (utilizada para jogos e trabalhos de escrita); área da matemática e da ciência (puzzles, jogos e outros materiais didáticos); área da biblioteca; área da arte plástica; Cavalete; área da casinha. No que respeita à rotina diária, não existe diferenciação para as diferentes idades. A criança de dois anos não dorme a sesta e se sente sono (depois do almoço) é encorajada a brincar na casinha. Deste a entrada desta criança no Jardim de Infância que noto uma grande evolução na sua postura, neste momento é capaz de estar concentrada depois do almoço e não sente a necessidade de dormir. No Jardim de Infância da Alumieira não existem recursos (espaços próprios ou camas) para que as crianças possam dormir, apesar de eu achar que o sono em crianças de tão tenra idade não deveria ser contrariado. Espero ter conseguido responder a todas as dúvidas mas quiserem que explicite melhor algum tópico por favor digam!!
Beijinhos
Inês Silva


De ana-pombeiro89 a 10 de Novembro de 2012 às 17:10
Olá meninas!

Gostei da forma como caracterizaram o vosso contexto e, quanto ao gráfico, este dá-nos a ideia precisa das idades das crianças com quem estão a trabalhar.
Visto que têm um grupo de crianças com idades tão diferentes e certamente com preferências também elas diferentes vão ter de dar largas à imaginação para conseguirem satisfazer os interesses de todas as crianças.
Além disso referiram que a educadora planifica de acordo com os interesses que as crianças revelam o que certamente faz toda a diferença.

Podiam referir que recursos tem o vosso contexto


Continuação de bom trabalho!

Beijinhos,
Ana Pombeiro


De silva-santos a 4 de Dezembro de 2012 às 20:01
Olá meninas!

Gostei muito do gráfico e acho que realmente apresenta de imediato a informação, de forma clara e simples.

O facto de a educador adoptar essa postura é excelente para as crianças, pois ajuda-as as crescer em conjunto, proporcionando o bem-estar geral, mas sem nunca esquecer o ritmo de desenvolvimento e as necessidades de cada criança em particular.
Por sua vez, a importância dada ao trabalho colaborativo é muito importante, pois assim as crianças sentem-se verdadeiramente úteis constituindo parte integrante do grupo. Cada criança tem assim a oportunidade de se evidenciar, dando a sua opinião ou sugestão para o que "vamos fazer" e, por outro lado, podem aprender mais com as outras crianças ao partilhar ideias, opiniões e conhecimentos.


Continuação de um bom trabalho, meninas!


Já está quase :)

Beijinhos


Ana Cláudia


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post