Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sexta-feira, 26 de Outubro de 2012
Halloween

Olá educadores ...

Espero que as vossas intervenções estejam a correr da melhor forma.

A próxima semana terá muitas emoções .. Não é verdade?

A nossa (minha e da Sara) terá algumas traquinisses e ainda acabará com um docinho para deixar as crianças curiosas para saberem um pouco mais da origem do Halloween.

Como será a vossa?

 

Cumprimentos a todas,

Cláudia Rosa



publicado por claudia-rosa às 18:44

De t-soraia a 31 de Outubro de 2012 às 15:01
Olá meninas! :)

Eu bem que senti o cheirinho a doce. Eram vocês que estavam a fazer bolinhos com os meninos? ;)

A minha intervenção esta semana não se concentrou muito no Halloween. Estando no 1º ciclo (3º ano), existem indicações mais rígidas para cumprir, nomeadamente, as fichas de avaliação. O trabalho que desenvolvi esta semana centrou-se essencialmente em fazer revisões acerca da matéria lecionada até então.

Ainda assim, não deixei passar em branco esta data. Nem as crianças, claro!! Como é um tema que, normalmente, desperta interesse, decidi focá-lo na "Hora do Conto". A história selecionada foi "A bruxa arreganhadentes" e, tenho a dizer-vos, as crianças gostaram bastante! ;)

Boas práticas,

Tânia Veloso


De mjoao a 6 de Novembro de 2012 às 20:26
Olá.
O comentário da Tânia, sobretudo de encorajamento e informativo, deixou-me várias inquietações e interrogações. Não as partilho já para dar-vos a possibilidade de a interpelarem primeiro. Relembro, no entanto, que o objectivo comum é reflectir sobre as actividades em curso na prática pedagógica. Digam de vossa justiça.
MJL


De Cláudia Rosa a 6 de Novembro de 2012 às 22:08
Olá.
Apesar de ser sempre um pouco difícil explicar às crianças a origem do Halloween, visto que fala acerca de pensamentos que as pessoas tinham sobre a vida para além da morte, penso que é importante as crianças perceberem o porquê desta data. Talvez com crianças mais velhas seja um pouco mais fácil.
Mas também sou de acordo que não se deve passar este dia em branco, pois é algo que todas as crianças querem festejar pelos fatos, pelos doces e muitas travessuras que se podem imaginar.

Boas práticas,
Cláudia


De mjoao a 27 de Novembro de 2012 às 19:35
Viva!
No passado dia 30 de outubro deixei no meu comentários, várias questões provocatórias que não sei se tiveram algum eco. Da leitura dos comentários que se seguiram talvez até se possa inferir que para a vossa geração festejar o Halloween constitui já uma tradição (o que eu questiono, uma vez que 20-30 anos atrás não havia Halloween por estas bandas). A Claúdia até comenta que se deve assinalar o dia porque as crianças gostam de festejar o dia pelos fatos, doces... Será que todas concordam com esta argumentação? Para ver se fomento a polémica aqui fica a ligação para uma notícia recente que dá para pensar ou não... http://lifestyle.publico.pt/artigos/313190_porque-devem-os-pais-por-os-filhos-a-chorar.
A meu ver e concordando que os pais são os principais responsáveis pela educação dos filhos, as necessidades que o autor aponta também devem ser acauteladas pelos professores e educadores de infância. Que dizem?
MJL


De Cláudia Rosa a 2 de Dezembro de 2012 às 17:09
Boa tarde,

após a leitura do artigo sugerido, compreendi a ideia da professora. De facto, não é só pelo que os ouros fazem que nós o devemos fazer. E esse é um dos ensinamentos que se deve passar às crianças.
Contudo, não poderemos encarar esta tradição que não é nossa para nos enriquecermos culturalmente e tomarmos conhecimento de outras realidades?

No fundo, foi isso que quisemos que as crianças aprendessem, visto que, muitas delas festejam o Halloween sem saber o porquê.

Entendem o nosso ponto de vista?

Bom trabalho!
Cláudia e Sara


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários