Terça-feira, 16 de Outubro de 2012
Novo ano letivo, novo grupo, novas dinâmicas (espera-se!). Na sequência do trabalho desenvolvido na UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online, cujo trabalho foi objeto de reflexão partilhada (ver aqui) e apresentado num encontro científico em Coimbra (com a colaboração da Luciana Mesquita - ver ligação abaixo), nas primeiras sessões foi apresentada a proposta de trabalho. Tal como no ano anterior, procurar-se-á nesta UC contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais consideradas essenciais no contexto atual, a saber, a colaboração e a reflexão sobre práticas de ensino.
De forma sintética as atividades passarão por:
1- fazer em colaboração um aprofundamento dos conceitos relacionados com o tema da UC;
2- assim que iniciada a prática de supervisionada, partilhar e refletir sobre a sua própria praxis bem como a dos colegas. Espera-se um papel próativo da parte de todos;
3- analisar as dinamicas da Co de Aprendizagem estabelecida no âmbito da UC, atendendo aos esquemas explorados no ano anterior;
4- reflectir sobre as aprendizagens efectuadas e as competências desenvolvidas.
Neste blog iremos dando conta do desenvolvimento das nossas atividades.
Qualquer dúvida ou comentário à proposta é bem vindo.
MJL
Para além da apresentação acima podem consultar a seguinte em que se reporta um estudo similar
publicado por
mjoao às 15:04


Os autores da apresentação From salon to agora” publicaram um artigo que está disponível na Internet (ver). A referência aparece no topo da primeira página devendo-se, de acordo com as normas APA , acrescentar o doi ou o endereço Internet.
Reich, J., Levinson , M., & Johnston, W. (2011). Using online social networks to foster preservice
teachers’ membership in a networked community of praxis. Contemporary Issues in Technology
and Teacher Education, 11(4), 382-397. Disponível em: http://www.citejournal.org/articles/v11i4socialstudies1.pdf (acedido a 15/10/2012).
Dos resultados do estudo é de realçar dois aspetos relativos às potencialidades da interação online, envolvendo alunos futuros professores, explorando ferramentas ditas da web social, que estão espelhados na frase seguinte:
"Although certain forms of reflection did not blossom on the Ning, the students had many productive online discussions with diverse educators around how-to issues and large issues of pedagogy and philosophy. The NCSS Network Ning was conducive to these kinds of praxis-oriented discussions. In this respect, we were successful in designing a learning environment on the Ning that put students in a community of praxis with educators and preservice teachers from around the world." (p.392)
Tal como na edição anterior da nossa UC, os níveis de reflexão ficaram aquém dos esperados. Os autores referem na conclusão que uma das explicações se pode prender com os docentes não terem facilitado o processo. A meu ver, a tarefa solicitada - introduzir uma questão e responder às questões dos colegas, introduzindo uma mensagem por semana - e a interação não ser uma das componentes da avaliação sumativa podem constituir-se também como fatores inibidores de um maior envolvimento dos alunos.
Estão todas muito caladitas !!! Ninguém comenta a minha leitura da apresentação? Alguém tem dúvidas?
Comentar post