O dia 16 de dezembro não se encontrava inserido no Plano de Intervenção traçado pelo grupo de docentes que orienta a Prática Pedagógica Supervisionada A2, tendo sido o final das intervenções a 14 de dezembro de 2011. A díade compareceu a todos os dias de intervenções que se encontravam calendarizados, não sendo necessário haver reposição de horas. Porém, a díade tomou a iniciativa de propôr á Professora Lurdes Pereira para intervir no dia 16 de dezembro, pois foi o último dia de aulas e queriamos realizar atividades lúdicas com os alunos e, muito sinceramente, queriamos estar mais algum tempo com eles.
Tal como nas intervenções anteriores, realizámos uma planificação diária que contemplou os objetivos, competências e metas que as atividades propostas pretendiam atingir.
Deste modo, no dia 16 de dezembro a díade dedicou a manhã a atividades que envolviam a área das Expressões Artísticas, pois foi a mais “desfálcada” devido aos nossos projetos de intervenção de Seminário em Investigação Educacional.
Dado que queríamos ter uma recordação “pálpavel”, sugerimos aos nossos alunos que escrevessem ou desenhassem algo nas nossas batas. O resultado foi positivo, todos gostaram de realizar a tarefa e fizeram coisas lindíssimas. Hoje cada uma de nós tem uma bata única, que não contempla apenas frases ou desenhos feitos pelos nossos alunos, mas acima de tudo tem muito amor e carinho.
Esta foi uma atividade que teve a uma duração total de noventa minutos, pois cada aluno tinha que escrever em duas batas e a turma é composta por um total de 19 alunos.
Enquanto uns alunos estavam a trabalhar nas nossas batas, os restantes alunos ilustraram desenhos alusivos ao natal.
No segundo tempo da manhã, nós também tinhamos algo preparado para o grande grupo. Pedimos para que todos se sentessem nos seus lugares, pedimos também à professora Lurdes para se juntar ao grupo, e iniciámos a nossa suspresa: um vídeo realizado com a díade com fotografias e quadras de cada aluno e com um conjunto de imagens selecionadas, acompanhadas com música, que retratou a nossa passagem pela Escola Básica de Chave e o nosso convívio com a turma 5Ch.
Seguidamente, oferecemos um Cd com o vídeo a cada aluno, juntamente com uma pequena lembrança e pedimos para que cada um nos desse um abraço.
Este foi um momento de grande emoção para todos, pois a díade não esperava uma reacção tão explosiva por parte dos alunos. Á medida que íamos entregando as lembranças os alunos choravam e os abraços eram tão fortes e sentidos que se tornou impossível conseguir conter as lágrimas.
Por sua vez, no período da tarde foi realizada a Festa de Natal da Escola, onde todas as turmas participaram com entusiasmo, motivação e satisfação.
Podemos afirmar que o nosso último dia de intervenção foi um dia calmo, emotivo e “caloroso”.