Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2012
Reflexão da última semana de intervenção - 12 a 14 de Dezembro

Na segunda-feira, 12 de dezembro, começamos a nossa semana com as novidades de fim de semana. Seguidamente trabalhamos os dois últimos capítulos da história “Encontros na floresta” do livro “Há fogo na floresta”.  Foi realizado um jogo constituído por 21questões de escolha múltipla de forma avaliar a compreensão de cada aluno. No fim de cada aluno responder os enunciados foram trocados aleatoriamente por outros alunos, assim cada aluno corrigiu as questões de outro colega.

No que se refere á aula de matemática, os alunos tinham que resolver vários problemas: a compra dos iogurtes, a caixa das molas e os passageiros do autocarro.

Na aula de estudo do meio falamos sobre o património local e regional, a aula foi centrada num PowerPoint sobre os diferentes tipos de património existente na Gafanha da Nazaré.

Em área projeto foi  trabalhado o álbum”Come a sopa, Marta!”, os alunos realizaram a atividade proposta e seguidamente a ficha de escolha múltipla para avaliar a compreensão dos alunos.

 Na terça-feira, 13 de dezembro, o nosso dia começou com matemática, onde os alunos tiveram mais algum tempo para terminarem os problemas do dia anterior. A aula prosseguiu com mais problemas, à medida que iam resolvendo os anteriores entregava-se novos problemas e a sua correção ia sendo realizada no quadro.

Após o intervalo foi a aula de estudo do meio, nesta aula visualizamos novamente um PowerPoint e falamos sobre símbolos nacionais, regionais e locais. Seguidamente os alunos realizaram uma ficha de trabalho e por fim os alunos elaboraram um brasão de armas pessoal.

Na parte da tarde a hora de língua portuguesa foi dedicada ao álbum “As preocupações do Billy”, após a leitura em alta voz sucedeu-se a leitura em PowerPoint, terminadas as leituras os alunos tiveram que fazer a ficha de compreensão e o reconto da história.

            Finalmente a hora de expressões elaboraram pais natais com rolos de papel higiénico, algodão, papel de lustro, entre outros materiais.

Na quarta – feira, dia 14 de dezembro, o horário letivo foi alterado, nesse dia o horário foi seguido das 13 horas às 18 horas, esta mudança de horário deveu-se à festa de natal da câmara municipal de Ílhavo, realizada no pavilhão gimnodesportivo da Gafanha da Encarnação.



publicado por denisefrancisco às 12:41

1

De cristianacaldeira a 26 de Janeiro de 2012 às 12:55
Olá Denise e Sara,

Penso que a vossa estratégia de recorrerem a histórias que constam do Plano Nacional de Leitura é sem dúvida uma mais-valia para os vossos alunos. Além de lhes proporcionarem experiências mais dinâmicas, estes vão também aumentando os seus conhecimentos, em relação à literatura existente.
Achei também muito interessante, segundo a temática que estava a ser abordada, a construção de um brasão de armas pessoal. Acredito que este tipo de actividades, mais dinâmicas e envolventes, tenham sido de grande agrado para os alunos.
Parabéns pelo vosso trabalho!!


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post