Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 2 de Janeiro de 2012
Reflexão de 12 a 14 de Dezembro

 Esta semana da PPS A2 foi destinada ao Natal, mais precisamente às decorações de Natal.

O dia 12 de Dezembro foi iniciado com o momento da manta, onde as crianças puderam partilhar novidades, falar sobre o que achavam sobre o Natal e como decoraram a casa, entre outras necessidades que demonstraram. Foi um momento muito interessante, verifiquei a forma como vivem a época natalícia e em como acreditam no Pai Natal. Surgiram comentários muito engraçados, como por exemplo: “ontem o Pai Natal foi ter comigo à cama”; “o Pai Natal ligou à mãe e disse que ía deixar-me um presente”; “o Pai Natal disse-me que este ano não podia dar presentes a todos os meninos”, entre outros. Após o momento da manta, as crianças tiveram a oportunidade de decorar sapatinhos de Natal, imprimidos em A3, para que posteriormente decorassem a escola.

Durante o tempo em que podiam brincar, as crianças também tinham acesso ao computador. O objectivo não era a utilização dos jogos, mas sim, a visualização do vídeo da música de Natal, para que pudessem ensaiar a coreografia e memorizar a letra da música. Desta forma, foram surgindo pedidos de várias crianças, tendo estas formado grupos de ensaio. Decidiram por elas próprias que as crianças mais pequenas deveriam ficar à frente e os mais crescidos atrás, pois tinham acesso ao computador. Foi curioso ver a forma como se organizaram e como se respeitaram mutuamente, tendo por vezes chamado a atenção de alguns colegas com pior comportamento. O nível de implicação foi acentuado, pelo que permiti que as crianças continuassem a visualizar o vídeo as vezes que quisessem, até que se cansassem da ideia.

No final do dia, os sapatinhos estavam todos concluídos e foram colocados no corredor da escola. As crianças estavam muito contentes com o resultado final e ficaram orgulhosas dos seus registos estarem à vista de todos.

Para dia 13 de Dezembro, planifiquei a sessão em função do interesse das crianças, ou seja, do que referiram no dia anterior. Iniciei o dia através do momento da manta, conversei com as crianças, cantámos algumas músicas e expliquei o que iríamos fazer ao longo do dia.

Assim, deslocámo-nos para uma sala vazia e organizámos a forma como iriam estar dispostos no dia da apresentação aos pais. As crianças estavam um pouco irrequietas e excitadas por estarem noutra sala que não a habitual. A maioria das crianças considerou como um momento importante e de responsabilidade, mas as crianças de etnia cigana não quiseram participar, tendo até perturbado um pouco os restantes colegas.

Quando voltámos para a nossa sala, chamei as crianças uma a uma e informei qual o colega para quem teriam de fazer a prenda. Ficaram muito entusiasmadas por terem um segredo e não saberem de quem seria a prenda que iriam receber. Puderam utilizar qualquer tipo de material para a realização das suas ideias. Algumas crianças utilizaram o material reciclado e construíram carros e bonecas e outras recorreram aos desenhos. Ao terminarem o embrulho, pedi às crianças para que colocassem o presente debaixo da árvore de Natal.

No dia 14 de Dezembro o momento da manta iniciou-se às 13h e 30 minutos, devido à festa de Natal decorrida da parte da manhã (agrupamento de escolas de Ílhavo). Conversei com as crianças e informei-as de que seria o último dia que estaríamos (eu e a Cristiana) na escola. Surgiram comentários muito engraçados e ao mesmo tempo saudosos, como por exemplo: “o último dia desta semana não é?”; “porquê? A vossa professora está com saudadinhas vossas?”; “mas voltam na segunda-feira?”; “vão ter com outros meninos?”.

Expliquei às crianças que já estivemos numa escola de meninos mais crescidos, que agora estivemos com eles e que iríamos para a nossa escola ter aulas com a nossa professora. Referi ainda, que eu e a Cristiana éramos como a Laura e que tínhamos de procurar uma escola para ter os “nossos” meninos também. As crianças compreenderam a explicação e demonstraram-se um pouco tristes.

Desta forma e sendo o ultimo dia, questionei as crianças sobre o que desejavam fazer. Umas preferiram brincar e outras ensaiar a coreografia.

Eu e a Cristiana preparámos uma surpresa para as crianças, para a Laura e restantes funcionárias da escola. Oferecemos alguns presentes, comemos bolo e despedimo-nos.

A reacção das crianças foi um pouco inesperada, aliás, uma das crianças começou a chorar. Foi um momento de muitas emoções e por mais que quiséssemos conter as lágrimas foi impossível. Para não prolongar mais a despedida, decidimos ir para o exterior brincar um pouco com as crianças e despedirmo-nos delas de uma forma descontraída e subtil.

Em suma, esta semana foi preenchida por muita diversão e por um conjunto de emoções à flor da pele.

 


tags:

publicado por andreiafjesus às 13:15

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post